Opinião

Ando com tosse, será asma? – Por Dr. Rui Lobo

Nesta altura do ano, são comuns as queixas de tosse, falta de ar, nariz entupido, espirros e chiadeira no peito. Tais sintomas não significam necessariamente que estejamos perante com caso suspeito de covid19. Muitos doentes apresentam estas manifestações como parte da sua asma e rinite, sobretudo quando está mal controlada.

Este ano mais do que nunca importa otimizar o controlo da asma e rinite para prevenir que esta se possa confundir com uma infeção por covid e para que, caso fique de facto infetado com a covid, esta não venha a ser tão grave.

Como forma rápida de testar o controlo da sua asma e rinite alérgica pode responder a um questionário online, onde obterá uma pontuação que indica o estado de controlo da sua doença. Valores mais altos ditam um melhor controlo e indicam que a terapêutica está otimizada e está preparado para enfrentar o inverno. Posteriormente poderá mostrar este questionário à sua equipa de saúde familiar, questionando-o sobre formas de melhorar os sintomas que apresenta. O questionário está disponível através deste link. ( http://www.caratnetwork.org/fastcaratpt/index.html )

A USF João Semana está atualmente a participar num estudo de investigação em colaboração com o Cintesis da Universidade do Porto onde se pretende verificar se através da instalação de uma aplicação móvel sobre a asma, os doentes conseguem um melhor controlo da doença e maior qualidade de vida. Pode instalar gratuitamente esta aplicação no seu smartphone android, clicando aqui.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.bloomidea.inspirers&hl=pt_PT

Se estiver interessado em participar neste estudo e melhorar a sua saúde respiratória entre em contacto com a USF João Semana e peça para falar com os investigadores locais, Dr. Eurico Silva ou Dr. Rui Lobo.

Não se esqueça que nem toda a tosse é covid e que neste inverno mais do que nunca, interessa ter as doenças crónicas bem controladas.

 

Dr. Rui Lobo, Médico interno USF João Semana

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo