Opinião

Ando com tosse, será asma? – Por Dr. Rui Lobo

Nesta altura do ano, são comuns as queixas de tosse, falta de ar, nariz entupido, espirros e chiadeira no peito. Tais sintomas não significam necessariamente que estejamos perante com caso suspeito de covid19. Muitos doentes apresentam estas manifestações como parte da sua asma e rinite, sobretudo quando está mal controlada.

Este ano mais do que nunca importa otimizar o controlo da asma e rinite para prevenir que esta se possa confundir com uma infeção por covid e para que, caso fique de facto infetado com a covid, esta não venha a ser tão grave.

Como forma rápida de testar o controlo da sua asma e rinite alérgica pode responder a um questionário online, onde obterá uma pontuação que indica o estado de controlo da sua doença. Valores mais altos ditam um melhor controlo e indicam que a terapêutica está otimizada e está preparado para enfrentar o inverno. Posteriormente poderá mostrar este questionário à sua equipa de saúde familiar, questionando-o sobre formas de melhorar os sintomas que apresenta. O questionário está disponível através deste link. ( http://www.caratnetwork.org/fastcaratpt/index.html )

A USF João Semana está atualmente a participar num estudo de investigação em colaboração com o Cintesis da Universidade do Porto onde se pretende verificar se através da instalação de uma aplicação móvel sobre a asma, os doentes conseguem um melhor controlo da doença e maior qualidade de vida. Pode instalar gratuitamente esta aplicação no seu smartphone android, clicando aqui.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.bloomidea.inspirers&hl=pt_PT

Se estiver interessado em participar neste estudo e melhorar a sua saúde respiratória entre em contacto com a USF João Semana e peça para falar com os investigadores locais, Dr. Eurico Silva ou Dr. Rui Lobo.

Não se esqueça que nem toda a tosse é covid e que neste inverno mais do que nunca, interessa ter as doenças crónicas bem controladas.

 

Dr. Rui Lobo, Médico interno USF João Semana

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao Topo