Primeira VistaSaúde

Anestesiologistas do CHEDV em África para participar em missões humanitárias

Médicos do Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) participaram em missões humanitárias internacionais na Guiné-Bissau e em Moçambique, sendo responsáveis pela logística e estratégia clínica e formação de profissionais de saúde.
Catarina Campos Costa, médica Anestesiologista do CHEDV, participou entre 8 e 18 de maio na missão promovida pela Health4Moz (H4M) em Moçambique, sendo a responsável pela formação em Suporte Básico de Vida(SBV)/ Suporte Avançado de Vida (SAV) e eventos críticos. 
A Missão decorreu integrada em ensino pré-graduado a alunos do 5º ano de medicina, e no ensino pós-graduado a cirurgiões, pediatras e anestesiologistas.  Nas faculdades de medicina foi lecionado o “5º curso teórico-prático de introdução à Cirurgia pediátrica” durante 10 dias em 3 cidades distintas: Beira, Maputo e Nampula. 
Alunos e profissionais puderam assistir a sessões teóricas de casos clínicos cirúrgicos e de trauma diversos e sessões ‘hands-on’ práticas de suturas, suporte básico de vida e atuação em trauma. Contaram  com a participação de cerca de 180 estudantes e profissionais.
Na Guiné-Bissau, Emília Lima Silva, médica Anestesiologista do CHEDV, participou entre 26 de março e 9 abril como responsável pela logística e estratégia clínica da equipa de Anestesia na missão “Rumo a Guiné 2022” da Associação Bisturi Humanitário. A missão teve como objectivo proporcionar aos utentes do Hospital Nacional Simão Mendes cuidados cirúrgicos na área de Ortopedia e formação em diversas áreas médicas, incluindo  Anestesiologia.
O projecto de intervenção cirúrgica da Missão Rumo à Guiné 2022 foi estruturado na possibilidade de ter movimento operatório em 2 salas contíguas  Durante 9 dias, que corresponderam a 16 tempos operatórios de cerca de 8-9 horas consequência da logística complexa associada aos doentes e a preparação técnica das anestesias e cirurgias, foram efetuadas cirurgias ortopédicas programas e de urgência.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo