CulturaPrimeira Vista

Tradição dos Reis à espera da inscrição na Matriz do Património Cultural Imaterial

O presidente da Câmara Municipal de Ovar pediu hoje aos “reiseiros” para não perderem a esperança, pois a “candidatura do Cantar dos Reis em Ovar à inscrição na Matriz do Património Cultural Imaterial foi realizada com sucesso”.

Segundo o autarca, “cumpre agora aguardar, no máximo, até 6 meses”, pelo resultado, mas o Edil acredita no sucesso da candidatura.

Ovar terá, neste momento, cerca de 700 reiseiros distribuídos por 17 troupes de adultos e oito infantis que se juntam para ensaiar e tocar músicas originais de louvor ao Menino. O Município gostaria de ver a tradição vareira de Cantar dos Reis, com mais de 120 anos de história, fazer parte da matriz do inventário nacional, porque a tradição vareira não tem nada que se assemelhe no país.

Desde logo sob o ponto de vista da qualidade musical, sendo que a primeira canção é a Saudação, a segunda a Mensagem de Natal, de paz, harmonia e esperança, e a terceira a Despedida num tom mais alegre.

Para a candidatura, foram feitas todas as recolhas obrigatórias, desde literatura até ao essencial da música, passando pela fotografia, tendo entrado na fase de avaliação.

Entretanto, começou esta segunda-feira a “época” Reiseira 2017, que se vai prolongar até ao próximo dia 6.

(na foto: Troupe Tradição & Juventude nos Bombeiros Voluntários de Ovar)

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo