CulturaPrimeira Vista

Artesão oferece réplica de Moliceiro à UFO

[themoneytizer id=”16574-1″]

É um artista da terra, inspirado por uma das belezas naturais mais nobres da região e do País: a Ria. Antero Gomes Serrado, 69 anos, reformado, ofereceu uma réplica de um Barco Moliceiro à União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira (UFO) para ficar exposto na Casa da Junta de São João de Ovar.

Residente na Ponte Nova, em São João, Antero Gomes Serrado foi atleta da AD Ovarense e trabalhou como torneiro mecânico durante muitos anos, na antiga Rabor.

Depois de se reformar, descobriu este talento mas garante que não gosta de “dar nas vistas”. Desde então, das suas mãos nascem reproduções perfeitas de barcos tradicionais da nossa região mas também de vários monumentos e edifícios.

Uma outra réplica, obra sua, está em exposição na Unidade de Saúde Familiar de São João de Ovar. Trata-se da réplica de um barco da Arte Xávega, com 1,6 metros de comprimento e nem lhe faltam 28 pescadores e quatro remos, também em madeira. Uma outra embarcação feita por si, um Mercantel, pode ser admirado no restaurante Casa das Enguias, no Torrão do Lameiro, em Ovar.

“Não tenho hora, nem dia, nem mês para fazer estas peças. Sou amador e vou fazendo estas coisas por gosto”, explicou ao presidente da UFO, Bruno Oliveira, que esteve presente para acolher e agradecer a oferta, já que autor disse ainda que, com este gesto, pretendeu homenagear a freguesia onde reside há muito anos.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo