CulturaPrimeira Vista

As Procissões Quaresmais em miniatura

Integrada no vasto programa das comemorações do seu 40.º aniversário, a Cooperativa de Habitação Habitovar (12/03/2016) tem patente uma exposição que revela a vivência pascal com tradição na cidade de Ovar.

São majestosas as Procissões Quaresmais, com toda a envolvência humana e a encenação proporcionada pelo rico património arquitectónico, cultural e religioso, que fazem parte integrante desta manifestação de fé.

 

terceiros 

A exposição “Recriação”, em miniatura da Procissão dos Terceiros, de José Maria Costa, surge na linha de uma conhecida relação da família “Costinha” com este tipo de arte popular.

Resulta igualmente de particular espontaneidade, traduzindo-se numa surpreendente manifestação de interesse pela visita durante um período mais alargado a uma obra que reproduz, com extraordinário rigor, a componente religiosa.

Mas não só, pois José Maria Costa contextualiza a Procissão dos Terceiros com trechos urbanos e minuciosos da urbe vareira, que mereciam ser acolhidos num espaço público, como maior visibilidade e enquanto motivo de interesse cultural em Ovar.

José Lopes (fotos e texto)

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo