LocalPrimeira Vista

Consciencialização do Autismo em tons de azul

As comemorações do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo 2016 decorreram em Ovar, nos dias 2 e 6 de março.

Os eventos constantes da programação contaram com a organização das associações de pais das Escolas Básicas de São Donato e da Ponte Nova, as únicas do concelho que integram unidades de ensino estruturado para a educação de alunos com perturbações do espectro de autismo.

As iniciativas que decorreram no Mercado Municipal, no sábado, e a Caminhada desta quarta-feira, “correram muito bem e tiveram muita adesão por parte da população, o que significa que o objectivo de sensibilizar correu bem”, salienta Diana Valente, presidente da associação de pais da EB de São Donato.

A dirigente agradece a participação de todos e ainda as parcerias com a União de Freguesias de Ovar e a Câmara Municipal de Ovar que alinharam no movimento “Light it Up Blue”, iluminando os respectivos edifícios de azul. A Câmara Municipal de Ovar ainda assinalou a efeméride com uma palestra e os testemunhos de Mafalda Ribeiro e Alda Mira Coelho.

Numa perspectiva de inclusão, o objectivo passou por sensibilizar e envolver a comunidade para a necessidade de criar as condições ideais para uma melhor integração dos autistas na sociedade, seja a nível da educação ou da criação de oportunidades de emprego.

O Dia Mundial da Consciencialização do Autismo foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas, em 2007, e é mundialmente celebrado no dia 2 de abril. O autismo é uma dificuldade do desenvolvimento infantil que afeta muitas crianças no nosso país e que se estima atingir setenta milhões de pessoas em todo o mundo.

Não existe uma cura mas alguns métodos de intervenção psicopedagógica têm tido resultados positivos, em particular no controlo de comportamentos específicos, permitindo uma melhor adaptação das crianças e adultos à vida em sociedade.

 

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo