Cultura

Filme falado em Mirandês abre o 27.º Festival de Cinema de Avanca

O 27º AVANCA Festival Internacional de Cinema, inicia-se esta quarta-feira dia 26 pelas 21h45 no Auditório Paroquial de Avanca, com a estreia do filme falado em mirandês “Capa de Honras La Cuonta de L Garotico I L Bielh” (Capa de Honras, a história do menino e do velho).

Filmado na região de Miranda do Douro pelo cineasta Rui Falcão, natural desta região e também ele falante deste idioma oficial português, este é um dos raros filmes que o usa.
Marcando a primeira noite competitiva deste festival, que tem agora a sua 27º edição, serão entregues os prémios aos filmes galardoados no ano passado.

O primeiro dia do Festival é ainda marcado pelo início da Conferência AVANCA | CINEMA, que ao longo de 4 dias reunirá investigadores dos 5 continentes, trabalhando temáticas à volta do cinema.

Sob o signo da Inteligência Artificial no Cinema, o Festival de Cinema de Avanca terá no dia seguinte vários pontos altos, terminando a noite num debate onde participam críticos de cinema e cineastas portugueses que têm estado a trabalhar nos seus filmes com IA. Na ocasião serão exibidos 2 filmes de curta metragem, um produzido em Hong Kong e outro em Avanca, ambos utilizando a tecnologia do IA para a sua produção.

Também na quinta-feira e pelas 18h, em estreia mundial, será exibido um filme que nos chega de Macau.
“Beautiful Game” é uma longa-metragem do realizador António Caetano Faria que, trabalhando entre Portugal e Macau, nos trará, também em estreia mundial, uma história entre os diferentes desejos de um pai e um filho, entre o restaurante da família e a paixão pelo futebol.

A noite será marcada pela exibição às 21h30 do filme “A balada de Piargy” de Ivo Trajkov, um impressionante filme sobre a história de uma jovem que se casa com o filho do fazendeiro mais rico da aldeia, mas não resiste à sedução violenta do sogro e inadvertidamente se vê no meio de um áspero triângulo amoroso.
Internacionalmente aclamado, Ivo Trajkov, professor na famosa FAMU, viu três das suas longas-metragens serem indicadas pela Macedónia para o Oscar de melhor filme em língua estrangeira.

Com sessões de cinema todos dias a partir das 10h da manhã, imensos filmes de curta e longa duração, documentários, animação e ficção de todos os continentes irão passar pelo ecrã do Auditório Paroquial de Avanca.

Enquanto isso, decorrem workshops, exposições e apresentações de filmes, livros e projetos, num ano onde o cinema se parece confrontar com a presença crescente da IA – inteligência artificial na produção cinematográfica.

Organizado pelo Cine Clube de Avanca e pelo Município de Estarreja, o AVANCA tem apoio do ICA / MC, IPDJ, Turismo Centro, Junta de Freguesia de Avanca, Agrupamento Escolar de Estarreja,  Paróquia e das associações de Avanca, contando ainda com o apoio de várias universidades e escolas de ensino superior do país, empresas e outras instituições da região.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo