Saúde

“A vacina da gripe protege contra enfartes e AVCs? Como é possível?!” – Por Dr. Eurico Silva

A gripe é uma doença sazonal que afeta milhões de pessoas todos os anos. Além dos sintomas desconfortáveis, a gripe pode levar a complicações graves, como pneumonia, enfartes e AVCs.
No entanto, a vacina da gripe tem se mostrado eficaz na prevenção dessas complicações e na redução do risco de eventos cardiovasculares.

A vacina da gripe protege contra os vírus influenza, responsáveis pela doença. Ao ser vacinado, o sistema imunológico é estimulado a produzir anticorpos que combatem esses vírus. Dessa forma, a vacina ajuda a prevenir a infecção pela gripe e suas consequências.Além disso, a vacina da gripe também reduz a inflamação sistémica, um fator de risco para eventos cardiovasculares. Estudos mostram que a vacinação contra a gripe está associada a uma redução significativa no risco de enfartes e AVCs, especialmente em pessoas com maior vulnerabilidade, como idosos e portadores de doenças crônicas.

Dados estatísticos comprovam a eficácia da vacina da gripe na prevenção de complicações graves. Segundo estudos, a vacinação reduz em até 60% o risco de hospitalização por pneumonia e em até 80% o risco de morte relacionada à gripe em idosos. Esses números são impressionantes e reforçam a importância de estar vacinado.

No entanto, ainda existem muitas ideias erradas sobre os efeitos das vacinas, o que leva algumas pessoas a não se protegerem adequadamente. Não acredite em conversas de café sobre vacinas !!! Por ouvir tantas é que decidi escrever este breve artigo.

Nesta época vacinal, é recomendado que a população portuguesa acima de 60 anos agende a vacinação nas farmácias. Já aqueles abaixo desta idade e com problemas de saúde elegíveis devem ser vacinados nas Unidades de Saúde Familiar (USF). É importante que todos sejam vacinados, pois a gripe já está a circular.

Não perca mais tempo! Vacine-se agora para ter um Natal tranquilo e umas boas entradas em 2024. A vacina da gripe não só protege contra a doença, mas também reduz o risco de complicações graves, como enfartes e AVCs.

Eu já estou vacinado! E contra a Covid-19 também!
Eurico Silva, Médico de Família – USF João Semana

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo