DesportoPrimeira Vista

Futebol: A reorganização do futebol na distrital de Aveiro

Ovarense e SV de Pereira, clubes do concelho de Ovar envolvidos na luta pela entrada na recém-criada divisão pró-nacional, não vão encontrar-se, já que apenas a equipa de Ovar garantiu esse direito desportivo, enquanto que o SV de Pereira, que estava na 2.ª divisão, vai disputar a 1.ª divisão.

Com a reorganização dos campeonatos, a recém-criada divisão pró-nacional vai ficar com um naipe de concorrentes de peso. Por cada equipa de Aveiro que sobe ao nacional (ao Recreio de Águeda, há um ano, sucedeu o Espinho em 2017), duas têm sido despromovidas, nas épocas mais recentes, ao principal escalão distrital (Lourosa e Bustelo há um ano, desta vez Pampilhosa e Estarreja).

Com a criação da divisão pró-nacional, a Associação de Futebol de Aveiro está a seguir orientações da Federação Portuguesa de Futebol desde que este organismo quis acabar com a 3ª divisão nacional. A 1ª divisão, tal como estava, nada tinha a ver com a 1ª divisão antiga em termos de competitividade, quando muitos clubes do distrito que hoje militam no distrital tinha permanência regular naquele escalão nacional.

Na futura 1ª distrital, que é disputada numa única série de 18 clubes (tal como a pró-nacional) enfrentarão um campeonato mais competitivo que o anterior, devido à diferença notória de qualidade entre as equipas que competem no mais baixo escalão.

A 2ª divisão distrital é na prática um terceiro escalão, com a mesma designação e disputado nos mesmos moldes, ou seja por séries – dependendo o número de séries do número de clubes que se inscrevam.

Divisão pro-nacional (18 equipas) – Pampilhosa e Estarreja (despromovidos do nacional), União de Lamas, São João de Ver, Beira Mar, Esmoriz, Lourosa, Bustelo, Alba, Avanca, Paivense, Fiães, Alvarenga e Carregosense (mantêm-se da 1ª divisão), Ovarense, Canedo, Vista Alegre e Famalicão (promovidos da 2ª distrital).

1ª divisão distrital (18 equipas) – Oliveira do Bairro, Cucujães, Romariz, Mealhada e Milheiroense (despromovidos da 1ª divisão), Mansores, Mosteirô e EF Rui Dolores (série A da 2ª distrital), São Vicente Pereira, Mosteirô FC e Macieirense (série B da 2ª distrital), Fermentelos, Oiã e Mourisquense (série C da 2ª distrital), Calvão, JuveForce e Carqueijo (série D da 2ª distrital) e Paços de Brandão (5º classificado da série A e vencedor do apuramento entre os quintos classificados).Valecambrense, Estarreja B e Bustos, que tinham sido os quintos classificados das séries B, C e D, não lograram o apuramento ao classificarem-se em 2º, 4º e 3º lugar no mini campeonato realizado. Poderão ser repescados, por ordem da classificação, caso haja desistências de um dos clubes participantes na prova.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo