Publicidade
ComunicadosPolítica

BE questiona Ministro do Ambiente sobre a Ria

O deputado Nelson Peralta questionou ontem em audição o Ministro do Ambiente e Ação Climática sobre a desproteção das áreas protegidas e deu os exemplos concretos da Ria de Aveiro, da Pateira e da Reserva das Dunas de São Jacinto.
O deputado bloquista citou um relatório da Agência Europeia do Ambiente que dá conta que “Portugal é o pior país da União Europeia a proteger as suas áreas protegidas” e referiu ainda que apenas 2% das verbas do Fundo Ambiental são investidas em conservação da natureza. Nesse contexto, questionou o Ministro do Ambiente sobre as medidas previstas para combater as espécies invasivas na Reserva das Dunas de São Jacinto, assim como os jacintos-de-água na Pateira de Fermentelos, Requeixo e Carregal.
Relativamente à Ria de Aveiro, Nelson Peralta considera que é bastante importante para o combate às alterações climáticas, podendo funcionar como sumidouro de carbono, com ecossistemas como sapais e pradarias marinhas.
Realçou ainda a importância económica da Ria para muitas pessoas que vivem do peixe, do marisco e de bivalves e cuja atividade esteve suspensa por causa da contaminação das águas.
O deputado questionou o ministro do Ambiente sobre “as soluções que o governo tem para despoluir e tratar esta zona, impedir que mais efluentes poluentes sejam emitidos e – de uma forma mais ampla – qual o novo modelo de gestão para a Ria de Aveiro” e se esse modelo iria responder à necessidade da proteção em termos ambientais e perante os riscos da especulação imobiliária.
O deputado reforçou a necessidade de contratar mais vigilantes da natureza e de limitar o impacto da agricultura nas áreas protegidas.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo