LocalPrimeira Vista

Estreia em Ovar na Semana da Saúde Mental

Estreou ontem no cinema Dolce Vita, em Ovar, “Pára-me de repente o pensamento”, de Jorge Pelicano, um documentário cinematográfico que mostra uma visão pouco explorada sobre o mundo da doença mental através do olhar do actor Miguel Borges.

O filme apresenta a experiência que viveu, durante três semanas, na realidade do Hospital Psiquiátrico Conde de Ferreira (Porto) para a preparação e pesquisa de uma peça de teatro sobre a loucura.

O actor acaba por integrar o grupo interno do teatro terapêutico constituído por alguns utentes que ensaiam uma peça a propósito dos 131 anos da instituição hospitalar. “Pára-me de repente o pensamento” pretende contribuir para derrubar estigmas em torno da doença mental permitindo ao público, através dos testemunhos dos utentes na primeira pessoa, abordar o lado humano, o irracional, o emocional  e todos os outros lados que, afinal, constituem a complexidade humana.

O documentário já venceu vários prémios nacionais – Grande Prémio, Melhor Realizador, Prémio do Público nos Festival Caminhos do Cinema Português – e continua digressão por festivais internacionais.

O Dia Mundial da Saúde Mental, instituído em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, celebra-se a 10 de outubro.

O documentário estreou em Ovar mas conta com várias sessões que durante o mês de outubro assinalam a data com o objectivo de promover o debate para uma causa comum a todos os povos.

8 A 14 OUT |CINEMA DOLCE VITA DE OVAR
SEGUNDA A QUARTA – 16H  |  QUINTA – 18H30, 21H30  | SEXTA,  SÁBADO,  E DOMINGO – 16H, 18H30, 21H30

OUTRAS EXIBIÇÕES:

8 Out: Cine-Teatro Garrett    Póvoa do Varzim    21h30
8 Out: Centro Cultural Vila Flor – Grande Auditório    Guimarães    21h45
10 Out: A Moagem    Fundão    21h30    com presença do realizador
13 Out : Teatro Pax Júlia    Beja    21h30
13 Nov: Extensão Doclisboa – Fórum Cultural José Manuel Figueiredo    Baixa da Banheira    hora a definir
3 Dez: Teatro Alpendre    Ilha Terceira – Açores    21h30

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo