Política

PCP questiona Ministério da Saúde sobre o Hospital de Ovar

[themoneytizer id=”16574-1″]

 

Na sequência da reunião com o Conselho de Administração do Hospital Dr. Fancisco Zagalo (HFZ), que integrou Diana Ferreira, deputada na Assembleia da República, e Miguel Jeri, deputado municipal, o PCP tomou conhecimento de uma série de problemas que afectam esta unidade de saúde.

Nessa sequência, o PCP questionou o Ministério da Saúde com vista ao seu cabal esclarecimento relativamente ao “subfinanciamento a que tem sido votado o Hospital de Ovar, inicialmente durante o governo Passos/Portas, com uma redução da ordem dos 40% (representando cerca de 1,5 a 2 milhões de euros), e que se tem mantido durante o actual governo PS”.

Chama ainda a atenção para o atraso nas obras no Bloco Operatório, “rejeitando que estas fiquem reféns dos atrasos nos fundos comunitários e defendendo que o Orçamento Geral do Estado deve ser a garantia principal do investimento no Serviço Nacional de Saúde”.

Por último, o Hospital de Ovar presta o serviço de realização de meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT) comparticipados, solicitados pelos Cuidados se Saúde Primários, pelos quais deve ser ressarcido pela ARS Centro.

No entanto, “e segundo dados publicados no site do HFZ, existia em 31 de Dezembro de 2017 um valor superior a um milhão de euros de recebimentos em atraso, verificando-se que as entidades do SNS são os principais devedores, particularmente a ARS Centro”.

“Toda esta situação, aliada à subdotação orçamental é um sério problema que coloca em causa a viabilidade e o futuro do HFZ, merecendo a frontal denúncia e crítica”, defende o PCP.

O Hospital de Ovar é um Hospital do SPA (Setor Público Administrativo) que serve maioritariamente a população do município de Ovar e municípios limítrofes. É um hospital que presta um serviço de elevada qualidade, reconhecida por vária instituições, mas acima de tudo reconhecida pela população de utentes, sendo consensual a sua importância para a prestação de cuidados de saúde em Ovar.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo