CulturaPrimeira Vista

Pandemia impede a realização da Procissão das Festas do Mar do Furadouro

As Festas do Mar 2020 em honra do Senhor e da Senhora da Piedade, a decorrer entre 11 e 13 de Setembro, na praia do Furadouro, mantêm a vertente religiosa, mas não terão a tradicional procissão com benção do mar.

Numa informação da Comissão da Capela do Furadouro, e porque ano de 2020 está definitivamente marcado pelo actual contexto da pandemia de Covid-19, “a celebração religiosa das Festas do Mar será também excepcional e ajustada às circunstâncias impostas pela pandemia, respeitando as orientações das autoridades eclesiásticas e sanitárias”.

Assim, todas as celebrações decorrem na Capela do Furadouro que estará aberta de sexta a domingo. Todas as imagens de Santos, que habitualmente saem em procissão, estarão expostos no interior da Capela.

Assim, informa a mesma comissão, “é-nos permitido honrar os nossos Padroeiros e outros santos das nossas devoções, o cumprimento de promessas ou momentos de oração pessoal”.

A Comissão da Capela do Furadouro respeita a tradição, “mas vivêmo-la de um modo diferente, do modo possível”, apelando “ao empenho e participação de todos para que as Festas do Mar continuem a ser expressão da nossa devoção ao Senhor e Senhora da Piedade”.

“Juntos viveremos as Festas do Mar como um momento festivo de louvor e agradecimento a Deus, um momento de comunhão na fé, com respeito pela segurança necessária a bem de todos”.

PROGRAMA
Dia 11- sexta-feira – 21 h – Recitação do Terço Mariano,;
Dia 13 – Domingo – 11 h – Missa Solene presidida por sua Exª o Rev.mo Bispo auxiliar da Diocese do Porto – Dom Vitorino Soares;

  •  As celebrações serão transmitidas com som e imagem para o exterior da capela, uma vez que não é possível acomodar toda a gente no seu interior.
  • No exterior haverão cadeiras disponíveis, mantendo-se o distanciamento social necessário;
  • Todas as ofertas para as Festas do Mar 2020 devem ser feitas exclusivamente junto dos membros da Comissão da Capela do Furadouro e/ou na Capela do Furadouro

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo