Publicidade
Life&TekPrimeira Vista

Câmara de Ovar promoveu formação prática de voo com drones para jovens

No âmbito do «Ovar Youth Robotics», a Câmara Municipal de Ovar organizou uma formação prática intitulada “Introdução ao Voo com Drones”, para possibilitar que vários jovens do concelho montassem um drone, conhecessem os cuidados a ter para o operar em segurança no espaço público e pudessem aprender a pilotá-lo em segurança. A iniciativa aconteceu no passado sábado, 16 de setembro, na Base Aérea de Maceda, e a inscrição era gratuita, limitada às vagas existentes, que esgotaram rapidamente.

“Continuamos a dar aos nossos jovens experiências únicas de formação, em contextos inovadores e que nos permitem passar-lhes informações importantes de uma forma muito interativa”, explica Ruben Ferreira, Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Ovar.

Questionado sobre os méritos da iniciativa, o autarca apontou vários: “Desde logo, por ela acontecer numa base militar; depois, por ter a própria Força Aérea a explicar o funcionamento do espaço aéreo; terceiro, por os jovens serem sensibilizados sobre os cuidados a ter na pilotagem do drone”.

publicidade

“Não se trata apenas de realizar uma atividade divertida”, explicou o autarca, “o principal objetivo deste eixo do Ovar Youth Robotics é que os jovens aprendam os cuidados a ter com os drones, seja ao nível de comportamentos adequados, seja na legislação que têm de cumprir”.

A formação iniciou-se com uma explicação, pela Força Aérea, sobre o funcionamento do tráfego aéreo. Depois, a cargo da Câmara Municipal, ocorreu a formação sobre o funcionamento dos drones, os conceitos de segurança, os cuidados a ter, a responsabilidade do piloto, o direito de privacidade e os passos a dar para reportar acidentes.

À vertente formativa seguiu-se a parte prática, em que os jovens montaram o respetivo drone e aprenderam a pilotá-lo em segurança, em pistas e hangares da Base Aérea de Maceda.

No final, uma das jovens participantes afirmou ter-se tratado “de uma experiência única, que nunca vou esquecer”. Outro dos participantes garantiu ter sido “fantástico voar o drone numa base militar e depois ainda recebê-lo como oferta da Câmara Municipal”.

A formação “Introdução ao Voo com Drones” dá continuidade à edição de 2023 do «Ovar Youth Robotics», o programa de formação em robótica e programação da Câmara Municipal de Ovar, que, recorde-se, neste ano já contou com duas sessões do workshop “Cria Grátis o Teu Robot”, realizadas em Ovar e em Válega.

O «Ovar Youth Robotics» prossegue a 14 outubro, em Cortegaça, com uma sessão sobre Segurança Informática. Toda a informação pode ser encontrada em: https://www.cm-ovar.pt/pt/menu/3191/ovar-youth-robotics.aspx

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo