Saúde

CHEDV realiza ação de formação SBV e DAE para forças de segurança

O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), através da sua Escola Luís Vega_formação em saúde, realizou um curso de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV e DAE) a forças de segurança do Município de Santa Maria da Feira. A formação decorreu no dia 16 de dezembro nas instalações da Escola Luís Vega em São João da Madeira.
A ação de formação, inserida nas comemorações do 15º aniversário da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do CHEDV, foi frequentada por seis agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) da Esquadra de Santa Maria da Feira e seis militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) do Destacamento de Santa Maria da Feira, que a partir de agora ficam com as suas competências fortalecidas para o desempenho da sua missão quando em colaboração com as equipas de emergência. 
 
A paragem cardiorrespiratória (PCR) é um acontecimento súbito, constituindo-se como uma das principais causas de morte em todo o mundo. Os procedimentos específicos aumentam de forma significativa a probabilidade de sobrevivência em caso de PCR, sendo a pronta e  correta execução de SBV (e DAE)  essenciais para reduzir a mortalidade e sequelas associadas à PCR.
 O CHEDV dispõe de uma equipa de formadores certificados pelo INEM em várias valências pedagógicas. Os formadores da Escola Luis Vega são todos peritos na área da emergência médica com vasta experiência no cuidado ao doente crítico. A equipa de formação é composta por Médicos e Enfermeiros, profissionais do CHEDV oriundos de vários serviços, que diariamente lidam com situações de PCR e/ou situações de peri-paragem cardiorrespiratória.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao Topo