Primeira VistaSaúde

Consulta melhora resolutividade na pediatria

Interligação entre centro de saúde e hospital

A consulta de alta resolutividade em pediatria, um serviço disponível no Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) desde fevereiro de 2019, tem permitido a melhoria da qualidade do atendimento aos utentes, com ganhos de tempo e redução de custos.

“O médico de família tem, frequentemente, situações que geram dúvidas perante uma criança – específicas da pediatria – e a tendência é enviá-la para uma consulta ou mesmo urgência, às vezes sem motivo muito fundamentado, apenas com base numa suspeita que não é confirmada na unidade de destino. Com a consulta de alta resolutividade podemos solucionar um problema com maior celeridade e em interligação de forma quase imediata com o centro de saúde”, afirma o coordenador do serviço de Pediatria do HFZ-Ovar, Telmo Fonseca.

Na prática, esta consulta responde “in-loco” a dúvidas suscitadas a partir do médico de família que tem aqui “um canal aberto” com os profissionais da área na unidade hospitalar. “Este serviço, permitindo um contacto direto com o colega – eventualmente até com uma troca de imagem por telemedicina ou consulta do registo de saúde eletrónico –, evita referência e deslocações desnecessárias e pode-se resolver grande parte das situações desta forma, atempadamente e com uma redução acentuada de custos”, salienta o clínico.

Outro dos exemplos da conexão do HFZ-Ovar e o meio envolvente é a Via Verde Bronquiolites/Asma do Lactente. Estamos a falar de um serviço de referenciação de doentes para posterior avaliação no hospital por parte das Unidades de Saúde Familiar (USF) da Barrinha, Laços, João Semana, São João de Ovar e Alpha.

Após identificação do doente pelo médico da USF, com suspeita de Bronquiolite/Agudização de Hiperreactividade Brônquica, em situação estável, este é encaminhado para o HFZ-Ovar onde é feita a avaliação e a consequente decisão de abordagem, sendo transferido para o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga caso haja necessidade de internamento.

“A consulta de alta resolutividade como a Via Verde Bronquiolites/Asma do Lactente são dois dos serviços disponíveis, mas estamos capazes de ver todo o tipo de situações na criança dentro das competências da nossa especialidade, a pediatria geral. Sabemos o que podemos resolver internamente – o que é a grande maioria dos casos – e sabemos também triar, aquilo que ultrapassa as nossas competências e onde precisamos do apoio de uma sub-especialidade pediátrica em outra unidade hospitalar”, explica o coordenador do serviço de pediatria.

Além de Telmo Fonseca, a equipa de pediatras do HFZ-Ovar é constituída ainda por Marília Santos e Fátima Madruga. O serviço de consulta da especialidade (pediatria geral) funciona de segunda a quinta-feira, entre as 08h30 e as 17h30, e à sexta-feira, das 08h30 às 14h30.

A pediatria desta unidade hospitalar disponibiliza ainda a designada Consulta Aberta (seis atendimentos/dia), cuja marcação é da iniciativa dos pais da criança (0 aos 18 anos) no próprio dia – de forma presencial – independentemente do facto de a criança ter histórico de atendimento neste hospital.

A Consulta Aberta destina-se a solucionar situações agudas, passíveis de solução no curto prazo e não terá continuidade assistencial no serviço, exceto se o pediatra considerar pertinente a continuidade de cuidados especializados de pediatria.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo