DesportoPrimeira Vista

“Corrida do Azulejo” é a nova proposta dos AFIS

“Este domingo vamos organizar, pela primeira vez, a 1.ª Corrida do Azulejo, na distância de 10 quilómetros”, anunciou Luís Gama, presidente dos AFIS – Atletas de Fim-de-Semana, o  clube organizador de sempre.

Estando a máquina já montada, “aproveitamos parte do percurso da Meia Maratona para incluir a 1.ª Corrida do Azulejo, sem causar mais constrangimentos ou problemas de trânsito por causa disso”, adiantou Luís Gama.

Por outro lado, a Corrida do Azulejo vem apelar a um novo tipo de público, que também gosta de participar em provas de atletismo, “mas não tem a preparação adequada para fazer 21 quilómetros e então ficava em casa”. Assim, continua, “abrimos um pouco mais o leque de participantes”.

Quem participar na nova corrida vai receber “o habitual Pão-de-Ló de Ovar e ainda um medalhão alusivo a uma fechada azulejar da cidade, e, para o ano, repetiremos escolhendo um novo padrão de azulejo de uma fachada vareira e por aí adiante”, desvenda o dirigente vareiro.

De resto, estão inscritos mais de 2.600 atletas na 29.ª Meia Maratona “Cidade de Ovar”, que se realiza este domingo, a partir das 10 horas. A festa do atletismo inclui ainda a realização da 17.ª Caminhada “Cidade de Ovar” e a 22.ª Mini Maratona “Correr Pela Vida, Não à Droga”.

A organização adianta que há participantes inscritos de todos os distritos de Portugal, do Minho ao Algarve, curiosamente com excepção dos distritos de Évora, Beja e Portalegre, no Alentejo, e dos Açores. Também ao contrário do que vinha sendo hábito, “este ano, não temos tanta participação da Galiza, Espanha, de onde costumavam vir muitos atletas, talvez por não termos tido oportunidade de promover a prova por lá”, explica o responsável. Os distritos do Porto e de Aveiro são os que têm o maior número de inscritos.

No que toca a apoios para a organização, além do comércio e indústria locais, Luís Gama salienta a colaboração da Câmara Municipal de Ovar que “tem sido o nosso principal parceiro ano após ano”. Luís Gama diz que “nós também fazemos uma aposta séria na formação no atletismo de pista”.

A Meia Maratona “Cidade de Ovar” é, normalmente, uma prova muito apreciada pelos atletas, por ser plana e devido à beleza do percurso, com passagens pelo mar, ria, floresta e centro urbano. Luís Gama também considera que, sendo a organização do AFIS, “sabemos como agradar aos atletas, porque nós também o somos e isso faz a diferença”.

A prova tem confirmadas as presenças dos vencedores da edição do ano passado, Nuno Lopes (Seia) e Filomena Costa (Jardim da Serra), de Licínio Pimental e José Moreira, do Sporting, de Márcia Silva, do Benfica, e de Inês Monteiro, do Seia. Vão todos tentar fazer cair os recordes da prova de Luís Jesus (1h01m47s datado de 1995) e de Jéssica Augusto (1h09m13s-2011).

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo