Cultura

“Criadores de Ídolos” e “Salto” vencem a Competição Avanca

“O Palhaço de Cara Limpa”, do cineasta brasileiro Camilo Cavalcante é o grande vencedor do “29º Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA 2025”, encerrando os 10 dias de um festival de cinema que este ano comemorou os 500 anos do navegador Vasco da Gama, os 80 anos do primeiro cineclube português e sobretudo a Vida, que o cinema sabe individualizar enquanto outros, e sobretudo a política, reduz a números. Esta foi a principal mensagem da cerimónia de abertura do AVANCA 2025.

Filmado nas ruas do Recife, como um manifesto poético e desesperado, “O Palhaço de Cara Limpa” ocorre no ano de 2016 no país mergulhado numa crise política, restando ao artista mergulhar na sua arte como a única utopia ainda possível. Este filme ganhou também o Prémio de Melhor Banda sonora e o Prémio de Melhor Atriz, atribuído a Maria da Guia de Oliveira da Silva.

Foram distinguidas com Menções Especiais as longas–metragens “Obraz”, de Nikolas Vukcevic (Montenegro) e “They Loved Me”, de Mohammad Reza Rahmani, do Irão. O filme do Montenegro foi ainda distinguido pela sua Direção de Arte e o filme iraniano com o prémio de melhor argumento e melhor atriz secundária, atribuído a Luila Bolukat.

O Prémio Curta Metragem foi para o filme, também brasileiro, “A Sinaleira Amarela”, de Guilherme Carravetta de Carli, que ganhou igualmente o prémio de melhor ator, atribuído a João Carlos Castanha.
O Prémio para Melhor Animação foi para “The Rope”, de Saba Javar, do Irão.

O filme brasileiro “Bijupirá” de Eduardo Boccaletti, recebeu o Prémio Estreia Mundial e o Prémio de Melhor Fotografia.

O júri de cinema foi presidido por Leonor Martins da FPCC – Federação Portuguesa de Cineclubes e constituído pelos cineastas Veit Helmer (Alemanha), Alfonso Palazón (Espanha) e Ralph Tambke (Brasil).

Pela primeira vez no Festival AVANCA aconteceu uma competição ao melhor filme produzido com IA – Inteligência Artificial. Cláudio Sá foi distinguido com o Prémio CIAC pelo seu filme de animação AI “To the Bones”. O júri, constituído pelo cineasta Acácio Carreira, o poeta António Souto, a artista plástica Jessica Garcia e a estudante Margarida Souto, atribuiu ainda um 2º Prémio a “Black Sun” de Chih Hao Shen (Taiwan) e uma Menção Especial a “Morphogenesis” de Mantrixa (Argentina).

O Prémio D. Quixote da FICC – Federação Internacional de Cineclubes, atribuiu a “They Loved Me” do realizador iraniano Mohammad Reza Rahmani o prémio de melhor filme. O júri foi constituído pelos cineclubistas Marco Asunis (Itália), Marta Chwałek (Polónia) e Nelson Martins do Kinostrum.

A muito aguardada Competição Avanca, que reúne os filmes produzidos na região, premiou a longa-metragem “Criadores de Ídolos” de Luís Diogo e o Prémio Estreia Mundial foi atribuído a “Salto” de Ana Castro, que também ganhou o Prémio de Melhor Documentário.
“Aqui, em Aveiro” de Joaquim Pavão foi distinguido com o Prémio de Curta de Ficção, o Prémio Melhor Animação foi para “The Gold Bed Deviations” de Regina Mourisca e o filme realizado pelos alunos de João Católico, “E se um Dia a Liberdade”, foi distinguido com o Prémio Estudantes.
O júri foi constituído pelos cineastas Bernardo Cabral, Rosa Coutinho Cabral, Tiago Pimentel e pela programadora e investigadora Ana Maria Pires.

O documentário “L’acier a coulé dans nos veines” de Thierry Michel et Christine Pireaux (Bélgica) ganhou o Prémio Televisão, tendo sido atribuída uma Menção especial a “On Melting Snow” de Mojtaba Bahadori (Bélgica e Islândia). O júri foi constituído pelo fotógrafo Mike Haydon (Reino Unido), pelo poeta António Souto, pelos jornalistas Fernando Pinho, Manuel Freire, pelo ator Carlos Rico e pelo pintor Henrique Vaz Duarte.

Na competição de Séries de Televisão o júri, constituído pela atriz Alexandra Carvalho, pelo argumentista Danilo Nascimento, pela cineclubista Fátima Cabral e pelo crítico Nuno Reis, atribuiu o Prémio a “Ghsted MD” de Jarett Bellucci (EUA) e ainda uma Menção Especial a “O Ofício da Solitude – série II” de Fernando Augusto Rocha.

O prémio vídeo foi atribuído a “Sigma”, de Aram Manukyan (Arménia) e o júri, constituído pelo cineclubista Pedro Medeiros, pelo crítico Nuno Reis e pelo argumentista Danilo Nascimento, atribuiu uma Menção especial a “Torii” de Martin Gerick (Alemanha).

O prémio VR (Realidade Virtual), foi atribuído ao filme de 360º “Coded Black” de Maisha Wester (Reino Unido). O júri foi constituído pelo investigador e professor universitário Pedro Tavares e o músico Sérgio Ferreira.

O Prémio Cineastas com menos de 30 anos foi atribuído a “A Luz do Mundo” de Lívia S. Furtado (Portugal) e o Prémio Sénior foi atribuído ao documentário “As cores e amores de Lore” de Jorge Bodanzky (Brasil). O júri destes prémios foi constituído pelos cineclubistas Miguel Valente e Carolina Castro.

Entretanto, na “AVANCA|CINEMA, Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação”, o Prémio Eng. Fernando Gonçalves Lavrador, em homenagem póstuma a um dos mais relevantes investigadores portugueses na área da semiótica, estética e teoria do cinema, distinguiu os investigadores Jorge Humberto Flores Romero e Juan Carlos Lobato Valdespino da Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo no México.
O júri deste prémio foi constituído pelos académicos José Ribeiro (ID+), Jochen Dietrich (Stiff Keppel, Alemanha), Rosemary Mountain (Concordia University, Canadá) e Petra Dominkava (FAMU, Chéquia), atribuiu ainda uma Menção honrosa a Matilde Dias da ICNOVA da FCSH – Universidade Nova de Lisboa.

No total, 10 júris constituídos por 35 individualidades de 9 países atribuíram 28 prémios e 7 menções especiais.

O AVANCA acontece todos os anos em Avanca e é uma organização do Cine-Clube de Avanca e do Município de Estarreja com o apoio do ICA/Ministério da Cultura, Juventude e Desporto, Instituto Português do Desporto e da Juventude, Turismo Centro, Junta de Freguesia e Paróquia de Avanca, Agrupamento de Escolas de Estarreja, para além de várias organizações internacionais e entidades locais.

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