CulturaVerão 2022

Amigos do Cáster identificam ameaças ao ecossistema dunar no Furadouro

Os Amigos do Cáster realizaram, recentemente, mais uma acção de sensibilização para a protecção das dunas – ecossistemas que constituem a única barreira natural contra o avanço do mar.

Um grupo de oito voluntários da associação ambientalista distribuiu por cerca de 300 banhistas que
se encontravam na praia do Furadouro (nas zonas Sul e Norte), folhetos informativos sobre os comportamentos que devemos adoptar para proteger as dunas: “não calcar as dunas, não estender toalhas nas dunas, não retirar areia nem destruir as plantas que se encontram nas dunas; utilizar os passadiços para a deslocação até ao areal; informar e chamar a atenção das pessoas para uma utilização correcta das dunas”.

Apesar da muito boa receptividade dos veraneantes à nossa mensagem ecologista, observámos que na zona Sul da praia, em situação de preia-mar, devido à redução do areal, os banhistas ocupavam as dunas primárias que aí se estão a estabelecer. Verificámos também que o próprio posto de Nadador-Salvador, identificativo de praia vigiada se encontra instalado sobre uma duna primária.

Os Amigos do Cáster já alertaram a Câmara Municipal de Ovar para esta situação, que ameaça o ecossistema dunar e viola o regime de protecção das dunas litorais.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo