Cultura

Memórias da Escola Oliveira Lopes no centro comercial

O Dolce Vita Ovar associa-se à abertura da nova época escolar recebendo a exposição “Raízes e Rostos – Memórias da Escola”, entre os dias 15 e 17 de setembro. Esta exposição, com espólio do Museu Escolar Oliveira Lopes, em Válega, pretende dar a conhecer aos mais novos o ambiente e a realidade da escola do tempo dos seus avós e bisavós. É também uma oportunidade para os mais velhos relembrarem a época em que passaram pelos bancos da escola.

Mobiliário antigo, material escolar e didáctico, quadros parietais ilustrativos, globos terrestres, manuais escolares da monarquia e do estado novo fazem parte do espólio que pode ser visto nesta mostra. A exposição vai recriar também alguns dos jogos tradicionais com que no recreio da escola as crianças se entretinham, como por exemplo “o jogo da macaca”.

Para experimentar como se escrevia antigamente, está disponível um workshop de caneta de pena e de aparo com tinta permanente.
Esta exposição resulta de uma parceria entre o Dolce Vita Ovar e o Museu Escolar Oliveira Lopes, um equipamento cultural que desde 1996 transformou a Escola de Válega num museu que integra na sua colecção os objectos usados na instrução das crianças da região.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo