DesportoFutebol

FPF e AFA entregam as placas de certificação a clubes da região

Nesta segunda-feira, dia 22 de janeiro, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Associação de Futebol de Aveiro (AFA) juntaram mais de 76 Entidades Formadoras na Casa da Criatividade, em São João da Madeira, para a Cerimónia de Entrega das Placas de Certificação. Foi um evento com casa cheia e contou com a presença de vários autarcas e dirigentes desportivos. Abaixo seguem as declarações dos principais discursos. 

“Podemos dizer que há um antes e um depois no futebol português graças ao processo de certificação que a FPF em boa hora implementou, que é de grande importância para o futebol, o futsal, o futebol de praia e do walking football em Portugal. A certificação é de uma importância vital para os nossos clubes, que através deles dispõem de uma ferramenta organizativa de excelência”, salienta José Coelho Neves, presidente da AFA.

AFA tem aumentado o número de entidades formadoras, demonstrando o interesse na certificação. A AFA prossegue na sua rota de crescimento, ultrapassando nesta data a barreira dos 18 mil atletas inscritos, atingida na época anterior. Já tem mais atletas femininos inscritos esta época do que em toda a época anterior. Crescimento de 10,38% de atletas inscritos. “Somos a única associação do país que transmite em sistema live todos os jogos do principal campeonato de futebol, o Campeonato SABSEG. Dinâmica do nosso gabinete técnico tem sido notável.” 

Fernando Gomes, presidente da FPF, refere que “todos sabem que este processo se iniciou em 2014 para corresponder a exigências legislativas, nomeadamente a proteção dos atletas de formação através dos contratos de formação, mas a FPF aproveitou este processo para elevar a qualidade da formação em Portugal. Às 77 entidades formadoras que recebem os diplomas, eu diria que, acima de tudo, estamos a celebrar o trabalho fantástico feito pelos clubes, o acompanhamento que as subcomissões da certificação dão em cada associação distrital, e o trabalho realizado pelas associações e as autarquias”.

Em 2022/2023, se juntarmos as 210 entidades que foram recohecidos como CBFD, temos 991 entidades em todo o país. Enorme trabalho que a unidade de certificação nacional, as subcomissões em cada um dos distritos, que as associações desenvolvem com a ajuda das autarquias, para se ter atingido este patamar. Em 2023/2024, mais 95 entidades vieram ao processo. “Quase que atingimos os 100% dos clubes formadores em Portugal, mas ainda lá vamos chegar. Em Aveiro, passámos de 14, no primeiro ano, até chegar aos 77 em 2022/2023. Extraordinário trabalho dos dirigentes nos seus clubes para elevar o processo formativo em Portugal. Nao há hipotese de Portugal sobreviver no futebol se não tiver uma rica formação e uma formação muito rica. Esse processo de certificação tem permitido a elevação da qualidade da formação em Portugal. Ainda há um longo caminho a percorrer. Temos de aumentar a nossa base na pirâmidade. ”

3 estrelas: ARC São Vicente Pereira, Arada AC, AD Ovarense, Florgrade FC
2 estrelas: CCR Válega, FC Cortegaça
Centro Básico de Formação de Futebol ou Futsal (CBFF): AD Ovarense (futebol feminino)

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo