EmpresasGuerra da Ucrânia

Combustíveis vão continuar a subir / Racionamento do óleo de girassol

A partir de amanhã, o gasóleo deverá subir, no mínimo, 16 cêntimos e a gasolina 11 cêntimos. O Governo vai atenuar esta subida através de um redução do ISP e do apoio com o Ivaucher.

Vários governos já avançaram com medidas para mitigar o impacto do aumento dos preços dos combustíveis. Por esta altura, o preço médio da gasolina e do gasóleo aproxima-se dos 2 euros por litro na Europa.

A excepção parece ser o Luxemburgo que, contra todas as expectativas, face à crise gerada pelo conflito na Ucrânia, o preço do litro de gasóleo, que tinha aumentado 38 cêntimos na quinta-feira, caiu 41 cêntimos. Segundo avança, assim, o jornal “Le Quotidien”, a gasolina 95 passou a ser vendida a 1,733 euros/litro, numa descida de 15 cêntimos.

Entretanto, os supermercados Continente e Mercadona já estão a racionar a venda de óleo de girassol, devido à guerra na Ucrânia, país de onde Portugal importa parte deste produto.

No Continente, já só é permitido comprar no máximo três unidades, enquanto no Mercadona a orientação é até três litros.

Já os espanhóis do Mercadona impõem limitações apenas ao “óleo de girassol” e não têm previsão de quando terminam as restrições.

A Ucrânia é um dos maiores produtores de sementes de girassol, cuja sementeira é feita em março. Ora, a invasão russa coloca em causa a próxima colheita.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo