Empresas

Disponível em Ovar um novo serviço para quem tem pessoas ao seu cuidado

Em Portugal existem mais de 1,4 milhões de cuidadores informais, na sua maioria mulheres, entre as quais se destaca o papel das esposas, filhas e noras. Embora não existam dados, constata-se que a maior parte nunca teve qualquer formação ou apoio para prestar estes cuidados.

O eu cuidador, pretende dar resposta a esta necessidade auxiliando e capacitando, de forma direcionada, quem tem pessoas ao seu cuidado, os cuidadores informais, para que estes possam proporcionar melhores cuidados, contribuindo para o bem-estar e melhoria da qualidade vida daqueles de quem cuidam e, por outro lado, que enquanto cuidadores possam sentir-se menos sobrecarregados e com o devido apoio e conhecimentos.

Carla Henriques, Enfermeira e fundadora do eu cuidador refere que este serviço “pretende valorizar o papel do cuidador e ensiná-lo também a cuidar de si próprio”, disponibilizando estratégias que permitam melhorar o bem-estar e “ter tempo também dedicado a si, tão essencial para a saúde física e mental de qualquer indivíduo”.

Salienta ainda que “é papel do enfermeiro contribuir para a promoção da saúde fazendo chegar aos cidadãos conhecimentos e capacidades que visem melhorar a sua saúde e daqueles que estão ao seu cuidado” pois só assim é possível “melhorar os cuidados à pessoa cuidada e a si próprio contribuindo para um ganho significativo em saúde física e mental”.

O eu cuidador é um serviço personalizado, que pretende ir ao domicílio dos cuidadores e da pessoa que é
cuidada, conhecer as suas reais necessidades e assim proporcionar um serviço adequado ao seu caso e de acordo com os meios que realmente tem ao seu dispôr.

A primeira visita ao domicílio não tem qualquer custo para o cuidador. Serve para identificar as necessidades e apresentar uma proposta personalizada, que tipicamente inclui formação prática sobre higiene,
posicionamentos, alimentação, segurança nos cuidados, estratégias para o cuidador cuidar de si, etc. e
adicionalmente a possibilidade de substituir o cuidador por curtos períodos de tempo, para que este possa fazeruma pausa.

Este serviço é prestado por uma enfermeira com 17 anos de experiência profissional, e quando necessário, em parceria com outros profissionais empenhados num trabalho de excelência, proximidade, confiança e segurança dos cuidados.

Toda a informação sobre este serviço está disponível em www.eucuidador.pt ou através do email
[email protected].

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo