OpiniãoPrimeira Vista

O “European Juggling Convention” em Lublin – Por Nuno Pinto

Quando nos lançámos no enorme desafio de nos candidatarmos a organizar a “European Juggling Convention“ (EJC) em Ovar já sabíamos do enorme desafio que tínhamos pela frente. Esse desafio culminou, em agosto de 2022, com a eleição de Ovar para acolher a EJC em 2024.

Começou então uma nova fase de trabalho: a preparação de tão grandioso evento.

Chegou agora a vez de estarmos presentes na edição de 2023, ganhando a experiência necessária para o próximo ano e assegurando a transição para que a EJC 2024 em Ovar seja um evento de excelência.

Nos próximos dias procurarei mostrar as experiências vividas na EJC 2023, que acontece em Lublin, cidade do Leste da Polónia com cerca de 340.000 habitantes e que adquiriu o estatuto de cidade no longínquo dia 15 de Agosto de 1317.

 

Os primeiros dias

A chegada a Lublin aconteceu 3 dias antes do início da convenção, que decorre entre os dias 29 de julho e 6 de agosto, de forma a poder integrar os trabalhos preparatórios para que tudo esteja pronto a tempo e também para que, quando for em Ovar, já estejamos mais preparados para tudo o que pode acontecer.

Chegados ao local logo nos deparamos com largas dezenas de voluntários numa azáfama constante, montando vedações, criando todas as zonas de treino, bares, zonas de refeição, registos, entre tantas outras. Ao mesmo tempo, inúmeros veículos de carga descarregam todo o tipo de estruturas e materiais, o que nos levou logo a ter uma aproximação à realidade do que nos espera em Ovar no próximo ano. Logo no integrámos e começámos também a ajudar.

Nos voluntários presentes existiam mais de 15 nacionalidades que se deslocaram para Lublin, antes mesmo do início da EJC, com o propósito de ajudar. Foi criada uma zona onde dormiam, uma onde se podia comer e até uma zona com uns sofás para relaxar e partilhar as experiências e as dificuldades.

Estes dias foram muito importantes para nós, tanto do ponto de vista pessoal com a partilha de experiências como do ponto de vista da aprendizagem para o próximo ano.

Durante estes 3 dias, em passagens pelo centro da cidade salta logo à vista que ela se prepara para acolher milhares de pessoas oriundas de mais de 50 países. É possível ver grupos de jovens com malas, que facilmente identificamos com material de malabarismo, a dirigirem–se a casas e hotéis, outros com tendas de campismo, ou seja, o ambiente começa a fervilhar mesmo antes da EJC começar. E é também esse o nosso objetivo aqui, queremos que também Ovar esteja preparado para tudo isto!!!

 

Notas a reter destes dias para memória futura: a EJC tem de facto um grande impacto por onde passa. Em Ovar vamos ter que estar preparados e necessitamos da ajuda de todos para que tudo esteja de acordo com o que a EJC merece.

É mesmo um grande e gratificante desafio!!!

E Agora, Que Comece a EJC 2023: Abram-se as portas!!!

Nuno Pinto (29.07.2023)

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo