Saúde

Mais de um milhar de aveirenses já recorreram à linha das farmácias

No distrito de Aveiro, 1063 pessoas beneficiaram já deste apoio nocturno na identificação rápida da farmácia de serviço mais próxima e validação de disponibilidade dos pedidos após a saída de uma urgência hospitalar ou em caso de necessidade súbita de um medicamento urgente.

Mais de 27.500 portugueses já recorreram à Linha 1400, o serviço telefónico gratuito lançado há quatro meses pelas farmácias portuguesas, que garante o acesso a medicamentos com aconselhamento farmacêutico 24 horas por dia.

Quarenta e quatro por cento usaram o serviço à noite, período onde a utilização da Linha 1400 é especialmente recomendada. A Linha identifica rapidamente a farmácia de serviço mais próxima e com disponibilidade para responder aos pedidos, evitando deslocações desnecessárias. O número 1400 pode ainda ser usado para planear visitas à farmácia e ajudar a encontrar medicamentos urgentes de disponibilidade reduzida.

Quem necessitar de medicamentos basta ligar 1400, de qualquer rede móvel ou fixa, e fazer a sua reserva ou encomenda. As chamadas são gratuitas. O serviço, disponível em todo o país, garante a cada português que terá à sua espera, na farmácia da sua preferência, todos os medicamentos e produtos de saúde de que necessita, havendo ainda diversas modalidades de entregas ao domicílio garantidas em todo o país.

«A Linha 1400 reforça a acessibilidade dos portugueses às suas farmácias e aos medicamentos neste novo normal, prestando um serviço farmacêutico completo e seguro», destaca Ana Cristina Gaspar, vice-presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF). Simultaneamente, acrescenta, «este é um serviço de conveniência, que permite às pessoas poupanças de tempo e deslocações».

A escolha da farmácia cabe a cada cidadão. O atendimento telefónico informa quais as farmácias mais próximas com os medicamentos disponíveis. Antes de enviar qualquer encomenda, a farmácia escolhida contacta sempre o utente para o esclarecer quanto aos benefícios, riscos e instruções a seguir para o bom uso dos medicamentos. As farmácias garantem ainda a dispensa de medicamentos ao domicílio, em todo o país, com serviços próprios, em parceria com autarquias, IPSS e os CTT.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo