Local

Em busca do Bronze perfeito numa Praia Dourada

A Região Centro de Portugal é aquela que apresenta este ano mais praias classificadas com “Qualidade de Ouro” pela associação ambientalista Quercus, à semelhança do que já acontecia no ano passado.

O Município de Ovar tem três Praias Douradas cotando-se como um dos Municípios que apresenta um número assinalável de galardões, se bem que longe das 12 praias classificadas no concelho de Torres Vedras, 11 de Peniche ou as 10 da Figueira da Foz

O que é preciso para ser uma “Praia com Qualidade de Ouro”? Para as praias poderem receber a classificação, a água balnear necessita de ter obtido classificações de “Excelente” nas análises da água durante as últimas cinco épocas balneares, de 2015 a 2019. Além disso, em 2019, não poderão ter registado ocorrências ou avisos de desaconselhamento da prática balnear.

Portanto, não é preciso procurar muito quando um concelho tem três das suas cinco praias atlânticas douradas, ricas em iodo e insuperáveis quando se trata de adquirir o bronze perfeito e duradouro. A Praia do Furadouro é uma praia urbana, classificada com Bandeira Azul apesar de ter perdido grande parte do seu areal por força da erosão costeira a que tem estado exposta. A sua secção central que em 2006 tinha cerca de 150 metros até à zona de rebentamento das ondas, perdeu quase todo o areal de que dispunha, sendo actualmente apenas possível a prática balnear nos areais formados a norte e sul.
Há um projecto de instalação de quebra-mares destacados elaborado pela autarquia e prometido pelo Ministério do Ambiente que não se sabe quando vai avançar.

Berço de Varinas, o Furadouro é envolvido por espaços naturais de grande beleza, como a Ria de Aveiro ou o Pinhal de Ovar, integrado no Regime Florestal das Dunas de Ovar.

Praia dos Marretas

A Praia dos Marretas é uma praia natural caracterizada pelo seu extenso areal de areias finas e mar agitado. Ali encontra a companha de pesca S. Pedro c om recurso a Arte Xávega, técnica ancestral que é uma grande atracção. Com acesso automóvel através da EN327, a Praia do Torrão do Lameiro apresenta um extenso areal, cerca de 3 km. A zona envolvente de mata de pinhal e o sistema dunar repleto de vegetação trazem no ar um perfume de natureza intocada a esta praia.

Praia de Cortegaça

A praia de Cortegaça é rodeada por dunas e pinhal, como é característico nas praias desta região, possui areal com boas infraestruturas de apoio e um Parque de Campismo. As infra-estruturas são uma mais valia para quem visita a Cortegaça, desde os acessos à animação das esplanadas com vista para o mar.

Banhada por um mar de ondulação com boas condições para a prática de surf, há quem lhe chame de “Vila do Surf”. A estrutura física desta orla costeira foi esculpida pelas barreiras de pedra construídas para travar o avanço do mar sobre as casas e pelo pontão a Sul.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo