CulturaPrimeira Vista

Esmoriz: Fé e devoção na procissão das Festas do Mar

 

As tradicionais Festas do Mar de Esmoriz, terminam esta segunda-feira, com a actuação do grupo XCA, pelas 22 horas.

Ontem, as gentes de Esmoriz viveram o ponto mais alto da romaria em Honra do Senhor dos Aflitos e da Senhora da Boa Viagem, com a realização da procissão religiosa que se apresentou orgulhosamente repleta de andores ornamentados, num percurso que foi desde a Igreja Matriz até à Capela da Praia e contou com a inevitável bênção ao mar.

Passaram quase duas dezenas de andores enfeitados com fé, amor e dedicação pessoal, no cumprimento de promessas ou do ritual de “Levar o Andor” que confere um signicado especial a toda esta época festiva.

O dia começou às 8 horas com a entrada da Banda Sociedade Musical Boa União, de Ovar, no adro da Igreja, para a seguir dar uma volta nas ruas da praia. Às 11 horas começou Missa na Capela da Praia em honra dos santos, celebrada pelo pároco Fernando Campos.

Mais tarde, às 15 horas, iniciou-se à procissão, que saiu da Igreja em direcção à capela da Praia com a tradicional bênção ao mar, acompanhada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz e ainda da Banda Sociedade Musical Boa União.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo