CulturaPrimeira Vista

Esmoriz recupera o “Arraial da Barrinha”

A cidade de Esmoriz, em Ovar, vai recuperar a tradição do “Arraial da Barrinha”, que, suspenso há 50 anos, volta a integrar o programa “Animar as praias” para potenciar o turismo e comércio locais durante a época balnear.

Em declarações à Lusa, o presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz afirma que essa celebração popular “era uma festa tradicional muito marcante na região e deixou de se realizar há uns 50 anos, para pena de muita gente”.

O Executivo de António Bebiano propõe-se agora reativar a iniciativa, mas, sendo a Barrinha atualmente uma zona ambiental protegida, os festejos passam para a Praça das Companhas, junto ao bairro piscatório, que se torna assim o palco principal de todo o programa de animação balnear da cidade.

“Este ano o programa de animação vai ter uma dinâmica totalmente nova”, garante o autarca. “Primeiro, porque a programação nunca teve tanta incidência em Esmoriz e estava mais distribuída pelo concelho todo; depois, porque o arraial vai realmente proporcionar mais animação a toda a zona, com as tasquinhas das coletividades e as bancas dos artesãos”, acrescenta.

Para além da celebração do Dia da Cidade, assinalado a 4 de julho e comemorado a 6, estão previstas para o Arraial várias outras atividades até setembro, como a Festa da Sardinha, que decorre logo no primeiro fim de semana de julho.

A Caldeirada de Peixe, por sua vez, vai ser o prato principal de Esmoriz ao longo do verão e António Bebiano anuncia que há um grupo de restaurantes da cidade que “estão disponíveis para o confecionar mediante encomenda prévia”.

Já em termos de espetáculos musicais, o autarca realça que o Largo das Companhas vai receber um concerto por José Perdigão, acompanhado pelos Sons Ibéricos, e outro por José Cid.

A nível desportivo, Esmoriz irá acolher a fase final do campeonato português de andebol e também uma etapa nacional do de voleibol, ambas na versão desporto de praia. O futebol será a modalidade em destaque na Festa da Amizade, que envolve a liga amadora local numa organização do Stop Futebol Clube, e esperam-se ainda caminhadas desportivas

Na totalidade do programa, a Junta de Freguesia vai investir cerca de 50.000 euros, o que António Bebiano admite representar “algum esforço financeiro”, mas considera “mais do que justificado, tendo em conta o dinamismo que vai trazer à cidade”.

“Estamos a pensar na contrapartida e as vantagens não são só para as pessoas que vivem e fazem praia em Esmoriz”, explica o autarca. “A ideia é atrair mais turistas e claro que quem visita a cidade também lá gasta dinheiro”, conclui.

Mais propostas e detalhes do programa “Animar as Praias” podem ser consultados na página de Facebook da cidade de Esmoriz.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo