Cultura

José Tolentino Mendonça vence Prémio Pessoa

O Prémio Pessoa de 2023 foi atribuído ao cardeal José Tolentino Mendonça. Poeta, sacerdote e professor, José Tolentino Mendonça nasceu na ilha da Madeira, Machico, em 1965. Estudou Ciências Bíblicas em Roma e vive no Vaticano desde 2018, onde ficou responsável pela Biblioteca Apostólica e pelo Arquivo Secreto do Vaticano, tendo sido nomeado Cardeal em 2019. Em 2022 foi escolhido pelo Papa Francisco como prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé, cargo equivalente num governo civil ao do Ministério da Cultura e da Educação.

Desde 2017, a sua obra ensaística é publicada na Quetzal. Os livros têm sido distinguidos com vários prémios, entre eles o Prémio Cidade de Lisboa de Poesia (1998), o Prémio PEN Clube de Ensaio (2005), o italiano Res Magnae, para obras ensaísticas (2015), o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes APE (2016), o Grande Prémio APE de Crónica (2016) e o prestigiado Prémio Capri-San Michele (2017), bem como o Prémio Ilídio Pinho, no ano passado, em 2022.

O cardeal José Tolentino Mendonça optou por entregar a totalidade do Prémio Pessoa, no valor de 60 mil euros, a uma instituição de solidariedade. Amanhã, o autor vai também ser distinguido com o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Aveiro, durante a cerimónia de comemoração dos 50 anos da Academia, a partir das 14h15, no Auditório Renato Araújo, em Aveiro.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo