Cultura

Faleceu Natália de Matos, uma das vozes de “Desfolhada”

Faleceu, esta segunda-feira, em ovar, aos 81 anos, Natália de Matos. Maria Natália Rodrigues de Matos era irmã de Joaquim António Rodrigues de Matos (“Ronca”), falecido recentemente, e nasceu a 20 de dezembro de 1938.

A cantora vareira é recordada como um dos três elementos do Coro da Gulbenkian que participou no coro do tema “Desfolhada”, interpretado por Simone de Oliveira, e que se tornou a grande vencedora do Festival da Canção de 1969 e foi nesse mesmo ano, à Eurovisão integrada na representação portuguesa.

Natália de Matos foi professora de voz no Conservatório e na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Conhecida por pintar o cabelo em tons extravagantes, foi também professora das Oficinas de Teatro do Teatro Experimental do Porto e no Centro de Formação da RTP.

A jornalista da RTP, Fátima Campos Ferreira, recorda que ela “ensinava a ler poesia, a colocar e modelar a voz, e a respirar”. “Ensinava a sentir os sons, a controlar o movimento da palavra e o ritmo das frases. Ensinava a viver o silêncio”.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao Topo