Política

BE exige o desassoreamento da Ria de Aveiro

O Bloco de Esquerda visitou o Cais da Ribeira, no concelho de Ovar, onde pôde constatar o “total assoreamento” daquele canal: “As lamas depositadas no fundo da ria têm vários centímetros de altura e impossibilitam a navegação”.

O BE lembra que este cais já foi um importante local para o comércio e para o transporte de pessoas e mercadorias, sendo durante muito tempo uma via importantíssima para a ligação entre os vários municípios da ria de Aveiro.

Neste momento, e devido ao assoreamento, este cais, assim como outros canais, “são inavegáveis, tornando a ria de Aveiro desprovida de funções comerciais e de transporte”.

O BE lembra que “há muito que é dito que o problema será resolvido e que o desassoreamento será uma realidade. Há até a informação que os autarcas dos municípios banhados pela ria de Aveiro terão reunido com a Comissão Europeia em busca de soluções para este problema”. No entanto, lamentam, “de promessa em promessa, o tempo passa e nada acontece a não ser o abandono da ria e destes cais e canais”.

Tendo em conta que o desassoreamento é uma obra essencial para garantir a navegabilidade da ria, podendo promover assim o seu potencial comercial, turístico e de transporte, o Bloco de Esquerda crê que esta obra deve ser “prioritária e deve deixar de ser alvo de promessas para passar a ser alvo de ações”.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo