LocalPrimeira Vista

Festa das Fogaceiras regressa em pleno à Feira (Programa)

A mais identitária festividade religiosa das Terras de Santa Maria da Feira, que é também uma referência cultural e turística em toda a região Norte, celebra 518 anos de história com uma renovada e fortalecida participação da  comunidade.

De 1 a 28 de janeiro, Santa Maria da Feira celebra em pleno a Festa das Fogaceiras nas suas múltiplas dimensões – cultural, religiosa e cívica – num ano marcado pelo regresso de centenas de meninas fogaceiras às ruas do centro histórico, onde desfilam com a fogaça à cabeça, cumprindo o voto ao Mártir São Sebastião.

Este ano, o rosto da festa não é um, são cinco. Cinco irmãs feirenses são os rostos da imagem promocional da Festa das Fogaceiras’23. Maria, Leonor, Inês, Benedita e Helena representam, na sua plenitude, o orgulho e o sonho de ser fogaceira.

As duas mais velhas [Maria e Leonor, 13 e 11 anos] já participaram na festividade e querem repetir a experiência. A irmã do meio [Inês, 9 anos] está ansiosa pela sua estreia. As duas mais novas [Benedita e Helena, 5 e 2 anos] sabem que têm de esperar pelos 8 anos, mas o entusiasmo já é notório.

As cinco irmãs merecem aplausos e reconhecimento. Pela beleza do quadro que formam, mas sobretudo pela serenidade – delas e dos pais – durante horas sucessivas no estúdio de fotografia, onde tudo fluiu de forma surpreendente.

Consulte a programação já em marcha. Aqui.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao Topo