Festas Sanjoaninas ganham preponderância
Em terra de Carnaval, as festas sanjoaninas começam a ganhar terreno no calendário festivo concelhio. Como não podia deixar e ser, São João de Ovar vai celebrar o São João com uma programação que pretende por toda a freguesia a mexer a partir da noite de 22 de junho.
Numa organização da União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã, o São João transformou-se numa manifestação popular que arrasta sempre uma multidão até ao Largo local, que se reúne para degustar uma sardinha assada, uma fêvera ou um caldo verde.
A festa contagia a vila, entusiasmando todos quantos participam ou a descobrem pela primeira vez que vem ganhando dimensão quer pela adesão, quer pela programação.
Na Ribeira de Ovar, o cartaz da noite de São João contempla a presença da Marcha da Madragoa, mas também do Rancho da Ribeira, As Ribeirinhas, da Aldeia e de São Vicente de Pereira Jusã.
A partir das 18 horas, o lugar ribeirinho da cidade oferece sardinha assada, febras, caldo verde, broa e bolos caseiros.
“Reviver tradições, emoções e a nostalgia de outros tempos”, é o mote da organização.
Em Valdágua, Válega, também se anunciam festas sanjoaninas com uma Feira Gastronómica e música com DJ Paulo Figueiredo.