CulturaEmpresas

Matilde, Carolina e Sofia vão representar Portugal no México

Exposição “MILSET Expo-Sciences International 2023"

Matilde Alves, Carolina Miranda e Sofia Gomes, juntamente com Júlia Pereira, professora coordenadora do projeto, e por um membro da Fundação da Juventude, vão representar Portugal em Puebla, no México, na exposição “MILSET Expo-Sciences International 2023” que decorrerá de 21 a 27 de outubro de 2023.

As Alunas da Escola Secundária Júlio Dinis, de Ovar, criaram o projeto “PoppyInk 2.0 – A caneta sustentável”.

Este projeto científico tem como principal objetivo criar uma caneta totalmente sustentável, desde a tinta que a constitui ao seu revestimento exterior, a partir de matéria-prima que seria descartada (para a formação da tinta) e de uma impressão 3D com filamentos bioplásticos (para a estrutura), promovendo assim a reciclagem, reutilização de materiais e economia circular.

Após o sucesso alcançado com a produção da tinta sustentável (proveniente de cascas desidratadas de alimentos borras de café e, até mesmo, plantas invasoras), os estudos continuam para a criação, com o auxílio da Universidade de Aveiro,  de um filamento para impressão à base de borras de café (aplicação com base no estudo realizado pelo projeto “Bioplástico Dá-Te Vida”).

“Queremos dar várias utilidades a uma única matéria: E o café é a nossa grande estrela!”, diz-nos a Matilde, estudante do grupo de alunos investigadores que desenvolveu uma ideia que poderá vir a ser o futuro do nosso planeta.

Após ficar em 3.º lugar no 31º Concurso para Jovens Cientistas – 17.º Mostra Nacional de Ciência, o projeto “PoppyInk 2.0 – A caneta sustentável” foi destacado para uma participação especial e está de malas aviadas para o México.

Boa Viagem e Boa Sorte!

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo