CulturaSlider

Filme de Matos Barbosa exibido na RTP2 no Dia de Páscoa

O filme “A Ria, a Água e o Homem…”, de Manuel Matos Barbosa, será emitido no domingo de Páscoa, dia 27 de março na RTP2, sensivelmente pelas 18h45 horas.

Este filme de animação, produzido pelo Cine-Clube de Avanca e Filmógrafo, foi anteriormente distinguido no Brasil, Bósnia Herzegovina, Canadá, Eslovénia, Grécia, Itália e em Portugal.

“A Ria, a Água, o Homem…” teve a sua estreia no Festival de Cinema AVANCA, uma exibição especial no encerramento do Festival Cinanima, em Espinho, e foi motivo para as homenagens que o Museu da Cidade de Aveiro e o Museu Regional de Oliveira de Azeméis prestaram ao cineasta Manuel Matos Barbosa.

“A ria, a água, o homem…” reinventa a Ria de Aveiro num inesperado desenho animado a preto e branco, inspirando-se e recriando as paisagens e as gentes de entre Ovar e Torreira, numa obra poética e documental. Com música de Debussy e desenhos de Matos Barbosa, os textos de Raul Brandão são ditos pela voz marcante do actor Joaquim de Almeida.

Matos Barbosa é autor de todos os desenhos que estão na origem do filme. Nascido em Oliveira de Azeméis em 1935, encontrou no desenho e no cinema a sua forma de expressão por excelência. Dirigente do cineclube local, assinou alguns dos filmes do cinema amador português mais premiados internacionalmente. Do documentário à animação, os seus filmes têm uma forte componente inspiradora da paisagem, das histórias e das gentes da Beira Litoral.
Esta obra cinematográfica foi produzida no estúdio de animação de Avanca com o apoio do ICA / Ministério da Cultura e RTP – Rádio e Televisão Portuguesa, entre outras entidades.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta