Covid-19

500 Anos dos Forais Manuelinos de Pereira Jusã e de Cortegaça

A Câmara Municipal de Ovar promove, no próximo dia 10 de fevereiro, nos Paços do Concelho, um Encontro Evocativo para comemorar os 500 Anos dos Forais Manuelinos de Ovar, de Pereira Jusã e de Cortegaça, efeméride comissariada por Dom Duarte Pio, Duque de Bragança.

Este evento começará às 11 horas, com a abertura do Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro e de Dom Duarte, Duque de Bragança.
De seguida, decorrerá uma palestra de Silvestre Lacerda, Diretor da Torre do Tombo, com o tema: “Foral Novo – registos que contam histórias”.

Da parte da tarde, as palestras estarão a cargo de Francisco Ribeiro da Silva, catedrático em História Moderna na Universidade do Porto, com o tema: “Nos quinhentos anos dos forais manuelinos do Concelho de Ovar: as brumas da Memória” e de Alberto Lamy, historiador de Ovar, com o tema: “A extinção dos concelhos de Pereira Jusã e de Cortegaça”.

O encerramento será feito por Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ovar, Alexandre Rosas.
Este encontro pretende ainda, dar a conhecer a Mostra dos 500 Anos dos Forais Manuelinos que se encontram expostos na Biblioteca Municipal de Ovar, de 7 a 15 de Fevereiro.

Esta é uma oportunidade rara de ver alguns exemplos do mais valioso património histórico do Município de Ovar, nomeadamente documentos únicos e insubstituíveis que remontam aos séculos XVII, XVIII e X IX.
Esta Mostra Documental incluirá ainda um posto multimédia com uma apresentação que abordará os Forais Manuelinos de Ovar e de Pereira Jusã.
 

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo