Empresas

Projeto europeu “Hand to Hand” aproxima circo contemporâneo da indústria bacalhoeira

Entre os dias 12 e 14 de março, vários espaços do Município de Ílhavo acolhem a terceira visita exploratória do HAND TO HAND, um projeto de investigação e criação para o circo europeu que promove momentos de experimentação, espaços de formação e cruzamento entre diferentes setores de atividade para refletir sobre ecologia social. Os participantes são artistas de circo, sobretudo os emergentes na sua prática criativa no espaço público que procuram contextos experimentais para explorar novas metodologias e práticas.

Os oito artistas de circo do HAND TO HAND foram selecionados em 2023, através de convocatória europeia, e são apoiados, em todas as fases, desde as visitas exploratórias até às futuras residências imersivas, pela mentora artística Cille Lansade e a investigadora residente Nathalie Blanc, bem como pelos parceiros do projeto. Em Ílhavo, vão explorar as dinâmicas locais ligadas à história da pesca, da viagem, da conservação e da comercialização do bacalhau, visitando, entre outros espaços, as fábricas que são cenário da sua industrialização, no Cais dos Bacalhoeiros, na Gafanha da Nazaré.

A 12 de março, visitam o Museu Marítimo de Ílhavo, o Navio-Museu Santo André e o Farol da Barra, bem como a zona que o circunda. Feito o enquadramento histórico e social, no dia 13 de março, a comitiva visita as empresas do Cais dos Bacalhoeiros, num encontro com a colaboração do CIEmar (Ílhavo) e o CESAM da Universidade de Aveiro, que farão o contexto do que é o impacto humano e as mudanças climáticas na biodiversidade marinha. O dia 14 será dedicado à reflexão e à investigação em conjunto, na perspetiva de um futuro sustentável entre humanos e oceano, em que a prática artística e cultural tem um papel crucial de investigação e comunicação.

Estes artistas apresentarão os projetos artísticos que resultam destes encontros em quatro festivais europeus. Em Portugal, essas apresentações acontecem no LEME, festival de circo contemporâneo, que decorre entre 5 e 8 de dezembro de 2024, em Ílhavo.

O HAND TO HAND é um projeto cofinanciado pela União Europeia, organizado pela Bússola (organização de desenvolvimento de projetos artísticos que organiza o LEME em parceria com o 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo) com outros parceiros europeus que atuam nos domínios do circo e das artes performativas: a Le Palc – Pôle national cirque Châlons en Champagne (França), a Helsingør Teater (Dinamarca) e a ROOM 100 (Croácia). Tem o apoio da ARTCENA (França), do CNAC – Centre national des arts du cirque (França), do Institut Français (França), do Furies (França) e do Município de Ílhavo, através do 23 Milhas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo