LocalSlider

Força Aérea activada para resgate ao largo de Ovar

A Força Aérea resgatou um tripulante de um veleiro, na tarde de 27 de agosto, a cerca a 615 quilómetros de Ovar (e a cerca de 690 quilómetros da ilha Terceira). O tripulante, de 52 anos e de nacionalidade inglesa, encontrava-se ferido e necessitava de assistência médica urgente. Foi recuperado pela Esquadra 751 – “Pumas, que opera o EH-101 MERLIN, com apoio da Esquadra 502 – “Elefantes”, que opera o C-295M e que efetuou a detecção inicial da embarcação.

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes) conduziu as operações aéreas em cooperação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo de Lisboa (RCC Lisboa), após o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (Marinha) ter solicitado o empenhamento de meios.

O helicóptero EH-101 descolou da Base Aérea Nº6 (BA6) – Montijo às 06H37 (hora local) com uma equipa médica militar a bordo e seguiu para a zona de operações. O tripulante foi resgatado do veleiro com sucesso pelas 13H17Z e posteriormente transportado para Santa Maria da Feira.

Durante a missão, o EH-101 realizou 08h50 de voo e o C-295M efetuou 06h15.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta