GNR apreende dez toneladas de berbigão imaturo

A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, apreendeu, no passado dia 18 de novembro, dez toneladas de berbigão vulgar (Cerastoderma edule) imaturo no concelho de Estarreja.
A apreensão ocorreu durante uma ação de fiscalização direcionada ao cumprimento das regras de captura, transporte e armazenamento de bivalves vivos. Os militares da GNR intercetaram um veículo pesado que transportava os moluscos sem a documentação legal obrigatória e sem cumprir as medidas regulamentares necessárias para a sua comercialização.
O condutor e a empresa proprietária da carga foram identificados, tendo sido levantado um auto de contraordenação. A coima poderá atingir os 37 mil euros.
A GNR reforça que a captura, armazenamento e transporte de bivalves sem depuração ou controlo higiossanitário constitui um grave risco para a saúde pública, devido à possível presença de toxinas. Recorda ainda que o documento de registo é essencial para impedir a introdução irregular destes produtos no consumo, assegurando a segurança dos consumidores.



