CarnavalEspecial CarnavalPrimeira Vista
Em Destaque

Há 40 anos, Ovar amanheceu coberta de neve

O mês de fevereiro está a ser mais seco e ameno do que o habitual em todo o país, o mesmo não aconteceu em 1983, quando várias cidades foram afetadas, ao longo de vários dias, por uma onda de frio que trouxe neve desde o Alto Minho quase até Lisboa.

Em Ovar, vivia-se o Carnaval dos loucos anos 1980. Discotecas a “bombar” até de manhã. E foi quando os foliões saíram de madrugada – era segunda-feira gorda, que verificaram que estava a nevar. Estupefactos!

Escusado será dizer que foi um Carnaval em cima do outro. Rui Alçada estava no baile da ES JM Fragateiro: “O polivalente da Macedo Fragateiro ficou praticamente vazio, isso ficou! Foi um Carnaval diferente, ficou para a história!”

Rosa Maria Aleixo recorda: “Foi na noite de segunda para terça-feira de Carnaval. Saí do baile na Assembleia/Progresso, para assistir a essa surpresa na praia do Furadouro”.

Fátima Brandão também se lembra: “Estava no baile no Cinema e viemos todos para a varanda ver a neve a cair.”

Os primeiros a “levarem” com a neve foram algumas das grandes vilas e cidades, como é o caso de Ponte de Lima ou de Coimbra, logo a 11 e 12 de fevereiro. Com o passar dos dias, outras ‘terras’ também foram afetadas. As temperaturas chegaram a atingir os 15 graus negativos, e várias estradas foram cortadas.

Em Ovar nevou na madrugada de terça-feira gorda, dia 15 de fevereiro de 1973. Com a cidade “acordada” a viver a folia, há muitas fotografias tiradas e partilhadas.

Ficou para a história!

Fotos: Florinda Costa

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo