Saúde

Dia Mundial do Rim: Serviço de Nefrologia promove ações de sensibilização

O Serviço de Nefrologia da Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) vai evocar o Dia Mundial do Rim com uma iniciativa de sensibilização de comportamentos que contribuam para o bom funcionamento dos rins.

No dia 15 de Março, a iniciativa arranca em Aveiro e irá posteriormente rumar a Ovar, Estarreja e Águeda, em datas a definir, em paralelo com promoção de ações formativas e de integração junto dos Cuidados de Saúde Primários alocados à ULS da Região de Aveiro, ao longo de 2024.

Joana Vidinha, responsável pelo Serviço de Nefrologia da ULS RA reitera: “Queremos estar junto da população e, por isso, damos prioridade a mercados e a outros espaços públicos, para que, de forma aberta e acessível, possamos contribuir para uma maior literacia em matéria de saúde renal, que se reflita em comportamentos quotidianos mais saudáveis”.

Por ser uma doença silenciosa até às fases avançadas de disfunção renal, frequentemente passa despercebida e até se torna difícil de aceitar por parte dos doentes, aquando do diagnóstico. Esta primeira, de um conjunto vasto de iniciativas, salienta, assim, a necessidade de:

  1. aumentar a conscientização sobre os “incríveis rins” (i.e. quais as suas funções e como se manifesta a doença);
  2. aumentar a conscientização sobre os fatores de risco da DRC, como diabetes, hipertensão e obesidade;
  3. melhorar a literacia em saúde sobre escolhas de estilo de vida saudável e autocuidado;
  4. promover a adesão a longo prazo às estratégias de tratamento pode trazer grandes benefícios, especialmente quando iniciado precocemente e mantido de forma consistente;

  5. fomentar o rastreio sistemático de DRC para os doentes com fatores de risco, mesmo se assintomáticos;

  6. educar todos os profissionais de saúde sobre o seu papel na identificação e na prevenção da DRC, sobretudo em populações de risco, por forma a referenciar e tratar precocemente;

  7. salientar o papel das autoridades locais e nacionais de saúde no controlo da epidemia da DRC, nomeadamente através do investimento em cuidados renais

O Serviço de Nefrologia da Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (criada em janeiro de 2024) encontrou no tema “Saúde renal para todos” o mote ideal para o seu projeto de expansão na Região, tendo já iniciado, a nível Interno/Hospitalar, projetos de integração multidisciplinar com outras especialidades ( nomeadamente com Cardiologia e Medicina Interna) e a descentralização da consulta para cuidados de saúde de proximidade no Hospital de Águeda e no Hospital de Estarreja (e, futuramente, também no Hospital de Ovar).

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo