LocalPrimeira Vista

Hoje é o dia da freguesia de São João

 

Foi há 30 anos que a Assembleia da República aprovou na generalidade, com os votos a favor de PS, PSD, PCP, CDS, MDP/CDE, e uma abstenção da UEDS, o diploma que criava a freguesia de São João, no concelho de Ovar. Era uma reivindicação antiga daquele núcleo populacional que, assim, se concretizava.

Todavia, 28 anos depois, em 2013, a freguesia foi extinta, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido agregada às freguesias de Ovar, Arada e São Vicente de Pereira Jusã para formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã da qual é a sede.

Apesar de tudo, o executivo da União das Freguesias de Ovar (UFO) continua a festejar as datas e as tradições como se nada tivesse acontecido.

Por isso, São João está em festa desde o passado dia 20 de Junho, dando vida a um programa de actividades desportivas e culturais que agora caminha para o seu final.

Tudo começou com a realização do Festival de Folclore “Cancioneiro de Ovar” e vai terminar apenas no próximo dia 12, com um Convívio Final entre todos os que tornaram possível tão extensa programação que teve o seu ponto alto na noite de São João, uma manifestação popular que arrastou uma multidão até ao Largo local, que se reuniu para degustar uma sardinha assada, uma fêvera ou um caldo verde e ver os artistas locais que iam desfilando pelo palco.

O Dia da Freguesia fica marcado pela realização de uma sessão comemorativa, na noite de hoje. Bruno Oliveira, o presidente da UFO e que foi o último presidente eleito pela freguesia de São João de Ovar, orgulha-se “deste percurso de trabalho e rigor, de proximidade e preocupação nas necessidades das pessoas e das respostas capazes à realização dos seus anseios e preocupações”.

Apesar das dificuldades, “conseguimos criar e fazer obra”, destacando os compromissos assumidos há um ano e que, entretanto, foi possível concluir, como a manutenção de todos os cruzeiros, do Lavadouro do Pocinho e de diversos caminhos e arruamentos.

Bruno Oliveira diz que norteia a sua acção indo ao “encontro das expectativas da nossa população, pois as pessoas são a nossa principal prioridade”. Neste âmbito, destaca a criação do Gabinete Apoio Social “na procura das respostas às muitas solicitações com que somos confrontados, no dia-a-dia do atendimento em cada uma das freguesias”.

Para breve, promete implementar aulas de informática em São João, mas também em Arada, São Vicente de Pereira, Marinha e Torrão do Lameiro, para pessoas com mais de 65 anos ou desempregadas.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo