Cultura

Barco Moliceiro em construção no Estaleiro-Museu do Monte Branco

Se decidir deslocar-se ao Estaleiro-Museu do Monte Branco, na Torreira, concelho da Murtosa, poderá ter o atractivo extra de assistir, ao vivo, à construção de um novo barco moliceiro tradicional, pelas mãos hábeis do Mestre José Rito.

O Mestre José Rito iniciou, por estes dias, a construção de um novo barco moliceiro tradicional no Estaleiro-Museu do Monte Branco, na Torreira, um minucioso trabalho pode ser apreciado, gratuitamente, por todos aqueles que visitem este espaço identitário Murtoseiro.

O barco destina-se à navegação, à vela, em ria aberta, possuindo todas as caraterísticas do moliceiro tradicional e irá guarnecer o contingente regional destas maravilhosas embarcações.

Recorde-se que a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro está a promover junto da Direção-Geral do Património Cultural a inscrição do barco moliceiro e da construção naval no inventário nacional de património cultural imaterial, que se constituirá como um passo fundamental para a candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.

O Estaleiro-Museu do Monte Branco, na Torreira, Município da Murtosa, constitui-se com um espaço referencial na divulgação, valorização e preservação das artes de construção de embarcações tradicionais, em particular do ícone da Ria de Aveiro, o Barco Moliceiro, que tem na Murtosa a sua pátria.

Com uma linguagem simples e apelativa, o Estaleiro-Museu do Monte Branco dá a conhecer a importância da construção naval tradicional, em particular no norte da Ria, que alimentava a imensa e diversa frota de embarcações – moliceiros, mercantéis, chinchorros, caçadeiras, mercantelas – que cruzavam a Ria de Aveiro, transformada, antes do estabelecimento das grandes vias terrestres, na verdadeira autoestrada da região, por onde tudo chegava e partia, do moliço ao peixe, dos materiais de construção ao sal, das pessoas aos animais.

Aqui se celebram os processos construtivos, as ferramentas e técnicas, os grandes mestres construtores e os grandes mestres pintores. Aqui se mostra, ao vivo, a construção e reparação dos barcos moliceiros e de outras embarcações, pelas mãos hábeis do Mestre José Rito, que, desde 2009, faz deste o seu estaleiro.

O Estaleiro-Museu do Monte Branco é um espaço museológico municipal, cujo projeto de arquitetura foi desenvolvido pelo Arquiteto Murtoseiro João Ruela, e pode ser visitado gratuitamente, de terça a domingo, das 14H00 às 19H00. Recebe, igualmente, visitadas guiadas, para grupos, mediante marcação prévia, através do e-mail [email protected]

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo