Saúde

Hospital aposta na melhoria do rastreio dos níveis de radiação dos exames de radiologia

O Hospital Dr. Francisco Zagalo-Ovar (HFZ-Ovar) acaba de implementar o “Sectra  DoseTrack”, uma ferramenta abrangente de gestão de dose pró-ativo, que permite um acesso fácil e seguro às informações relacionadas com radiação. O novo sistema garante ainda o acesso rápido à dose do paciente e a exposição de radiação em toda a instituição.

Face ao atual quadro regulador da proteção radiológica em Portugal, que fixa as normas de segurança de base relativas à proteção contra os perigos resultantes da exposição a radiações ionizantes, este sistema de controlo de dose permite-nos uma maior operacionalidade de processos”, afirma o presidente da HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira.

Nesta época de transformação digital, estamos empenhados em manter a nossa aposta na inovação e temos adquirido, nesse sentido, vários equipamentos de vanguarda e soluções de ‘software’, primando, sempre, pela qualidade e segurança dos diferentes serviços que oferecemos”, sustenta. 

Com o apoio da tecnologia, conseguimos, hoje em dia, sem margem para qualquer dúvida, agilizar o trabalho prestado e melhorar a perceção do utente sobre os serviços de saúde”, sublinha Luís Miguel Ferreira.

Para o gestor do projeto, Rui Parreira, esta é “uma solução que tem como objetivo o registo e controlo em tempo real da dose radiação ionizante aplicada aos utentes, sendo uma ferramenta chave na comparação desses mesmos registos tendo em conta os diferentes equipamentos produtores de radiação ionizante e os intervalos de tempo em análise”.

O “Sectra  DoseTrack” – acrescenta – além de facilitar o cumprimento total dos requisitos legais, aceita o registo de dose nos formatos “standard” mais utilizados: RDSR, MPPS, OCR de SC, extração dos cabeçalhos DICOM e de forma manual.

O projeto “Na transformação digital do Hospital do Futuro”, cofinanciado pelo SAMA2020: Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (POCI-05-5762-FSE-000355), pretende imbuir os serviços clínicos e não clínicos de um espírito de melhoria contínua na caminhada da transformação digital.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo