Primeira VistaSaúde

Hospital de Ovar com consulta de obesidade

O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) disponibiliza, desde finais de 2022, a Consulta de Obesidade, uma resposta que procura ajudar a combater aquela que é hoje considerada – depois do tabagismo – a segunda causa de morte passível de prevenção.

Esta consulta visa contribuir para a redução do peso nas pessoas obesas e nas pessoas que tenham particular risco a desenvolver obesidade, nomeadamente pessoas com diabetes ‘tipo 2’ e doença cardiovascular, contrariar hábitos determinantes do excesso de peso e, em termos globais, contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de promoção de um peso saudável”, afirma a responsável desta consulta, Fábia Patinha.

Os benefícios conseguidos através da perda intencional de peso, mantida a longo prazo por um obeso, podem manifestar-se na saúde em geral, na melhoria da qualidade de vida, na redução da mortalidade e na melhoria das doenças crónicas associadas”, sublinha a médica do Serviço de Medicina Interna.

A consulta realiza-se à segunda-feira e terá de ser solicitada pelo médico de família ou através de referenciação por outros especialistas (ou outras consultas médicas) desta unidade hospitalar.

O presidente do Conselho Diretivo do HFZ-Ovar, Luís Miguel Ferreira, refere que “esta é uma resposta a uma situação com enorme prevalência nos países desenvolvidas, da qual a população de Ovar pode beneficiar”.

Para Luís Miguel Ferreira, a “nova oferta integra a estratégia de aproximação dos cuidados às pessoas que deles precisam”, lembrando que “o Hospital de Ovar tem promovido a valorização da sua carteira de serviços”.

O diagnóstico de pré-obesidade e de obesidade faz-se através do cálculo do IMC, o qual mede a corpulência e se determina dividindo o peso, em quilogramas, pela altura, em metros, elevada ao quadrado (peso/altura2). Existe uma boa correlação entre este índice e a massa gorda corporal.

Segundo a OMS, considera-se que há excesso de peso quando o IMC é ≥ a 25 kg/m2 e que há obesidade quando o IMC é ≥ 30 Kg/m2. O IMC permite, duma forma rápida e simples, dizer se um indivíduo adulto tem baixo peso, peso normal ou excesso de peso, pelo que foi adoptado internacionalmente para classificar a obesidade.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo