Hospital de Ovar – Por Fernando Almeida

O município de Ovar tem sido sistematicamente ignorado pelos sucessivos Governos, seja no que diz respeito à Saúde, à Erosão Costeira, à Ria, à Linha Férrea ou à EN 109.
É notória a falta de peso político do município de Ovar, assim como a inercia do executivo em funções na Câmara Municipal de Ovar, o que tem sido nefasto para o nosso concelho.
Como Deputado Municipal, tenho alertado para os diversos problemas que afetam o nosso concelho, seja na Assembleia Municipal, na Assembleia da República ou em comunicações enviadas a vários Ministros e ao Sr. Presidente da Républica.
Enquanto fui militante do CDS, todos sabiam no partido que uma das causas pela quais lutava afincadamente desde 1999, era a defesa do Hospital de Ovar e dos serviços de saúde no concelho.
Prova disso mesmo, é o Projeto de Resolução 663/XIV/2 apresentado pelo Grupo Parlamentar do CDS na Assembleia da República em setembro de 2020, que Recomendava ao Governo a abertura do Serviço de Urgência no Hospital Dr. Francisco Zagalo e foi votado e aprovado em 26 de novembro de 2021 com os votos a favor do CDS e do PSD, entre outros partidos.
Entretanto, desfiliei-me do CDS e deixei de ter qualquer intervenção partidária como é normal. Mas, fiquei perplexo quando tomei conhecimento que duas propostas apresentadas para a abertura do Serviço de Urgência no Hospital Dr. Francisco Zagalo, em sede de discussão do Orçamento de Estado, mereceram o voto contra do CDS e do PSD.
Acresce que PSD local e o executivo da Câmara Municipal de Ovar, ao fim de muitos anos em silêncio sobre esta matéria, recentemente, vieram defender publicamente a abertura de um Serviço de Urgência no Hospital de Ovar.
Não é aceitável a mudança de posição do PSD nacional num tão curto espaço de tempo, o que mudou em três anos para o PSD votar ao contrário do que votou em 2021?
A abertura de um Serviço de Urgência no Hospital de Ovar é mais do que justificável, terminando desta forma com a escandalosa falta de equidade relativamente a outros Municípios, como é exemplo São João da Madeira e, mais importante, proporcionando aos Munícipes de Ovar e aos milhares de visitantes que permanecem no nosso concelho todos os dias, um acesso rápido aos cuidados de Saúde urgentes, sem sobrecarregar o Hospital de São Sebastião.
O município de Ovar tem 8 freguesias, entre as quais a cidade de Esmoriz, não é compreensível que um concelho com esta dimensão, com uma longa zona costeira com as praias de Esmoriz, Cortegaça, Maceda, Furadouro e Torrão de lameiro, coma a Ria, com muita industria, com muita população flutuante e, não menos importante, com muitas pessoas idosas sem meio de transporte, não tenha um Serviço de Urgência no Hospital, nem tão pouco Consulta Aberta até às 24h, o que veio a originar o inevitável encerramento das Farmácias no período noturno.
Um Concelho com duas cidades e mais de 55.000 habitantes fixos, não pode continuar sem acesso a cuidados de Saúde, sob pena de se perderem vidas!
Enquanto o PSD andou a dançar ao ritmo de interesses partidários, eu e o Emanuel Oliveira fomos sempre coerentes e mantivemo-nos unidos na defesa intransigente dos Serviços de Saúde em Ovar, independentemente de quaisquer interesses partidários. Aliás, esta é uma das causas que nos uniu em torno de um projeto novo para dar um futuro com rumo e com todos ao município de Ovar, sem quaisquer amarras partidárias, apenas comprometido com o projeto que o Partido Socialista apresenta nestas eleições e com o Emanuel Oliveira e restante equipa.
A minha posição é a mesma de sempre, não vergarei por nada e muito menos desistirei de lutar pelo Hospital de Ovar e pela nossa Terra!
Fernando Camelo de Almeida, Deputado na Assembleia Municipal de Ovar