Opinião

Desporto Escolar na EB António Dias Simões despertou interesse pelo atletismo – José Lopes

MarianaSem qualquer experiência de prática desportiva como tantas outras crianças e jovens, acabou por ser através do desporto escolar que a aluna Mariana Gomes, despertou, neste caso, para a modalidade do atletismo na sequência da sua participação nas habituais atividades desenvolvidas pela equipa de docentes da EB António Dias Simões, como são o Corta-Mato ou o MegaSprinter, em que chegou à Fase Nacional realizada no Algarve, no estádio Municipal Bela Vista, Parchal – Lagoa.

A frequentar o 5º ano, na turma F da EB António Dias Simões, a Mariana Gomes estreou-se nas corridas na prova do Corta-Mato escolar no final do primeiro período letivo, classificando-se em 4º lugar (infantis-A). Mas acabou por ser numa prova rápida como é o MegaSprinter, na fase de escola, que se destacou e assegurou com determinação a sua presença nas fases seguintes.

Acompanhada pelos colegas alunos, apurados nos diferentes escalões femininos e masculinos do MegaSprinter e do salto em comprimento, em representação da António Dias Simões. Só a Mariana Gomes viria a conseguir, na Pista de Atletismo de Vagos passar á Fase Nacional ao assegurar o 3º lugar na Final A de infantis com o tempo de 6,87 (segundos), melhorando relativamente ao seu 2º lugar na eliminatória 13 em que tinha atingido 6,96 nos 40 metros planos.

Foi com um curto percurso de familiarização com a modalidade do atletismo proporcionada pela escola pública e o desporto escolar, que esta jovem aluna nascida em 2003, teve o privilégio de vivenciar a Fase Nacional do MegaSprinter que se realizou nos dias 28 e 29, em representação da Coordenação Local de Desporto Escolar (CLDE) de Aveiro, integrando uma delegação de atletas que incluíam também alunos das escolas secundárias, José Macedo Fragateiro e Júlio Dinis. Num total de 900 participantes em representação de 23 (CLDE).

Mais do que os resultados finais nesta Fase Nacional, na aluna Mariana ficou a motivação e o interesse pela prática do atletismo, que os professores da Educação Física na EB António Dias Simões ajudam a incentivar e a orientar, podendo mesmo vir a beneficiar de um protocolo que permita, que esta jovem, que despertou atenção neste seu primeiro ano (5º ano) no 2º ciclo, possa poder treinar numa escola vocacionada para a área do atletismo no âmbito do desporto escolar, como é o caso da Secundária Júlio Dinis.

06/04/2014
José Lopes

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo