Carnaval

Investimento no Carnaval de Ovar ascende a um Milhão de Euros em 2025

Está apresentada publicamente a programação do Carnaval de Ovar 2025: Vão ser 25 dias e dezenas de iniciativas, numa edição centrada na tradição carnavalesca vareira e com um programa musical longo, pensado para todos os públicos.

O vereador Alexandre Rosas anunciou o aumento do número de lugares da bancada e pediu “ajuda a S. Pedro”, porque, se o bom tempo ajudar, o objetivo é ultrapassar os 150 mil visitantes do ano anterior.

Este ano, o investimento da autarquia subiu, ronda o milhão de euros e traduz-se, essencialmente, num aumento dos apoios aos grupos e escolas, da comparticipação no Carnaval das Crianças, que teve um incremento de 50% por criança participante, e no reforço das questões de segurança e proteção civil.

“Pela sua dimensão artística, mas também económica, social e turística e de promoção do território esta é a festa maior do concelho de Ovar, em que estão envolvidos, diretamente, centenas de vareiros”, destacou Domingos Silva, presidente da Câmara Municipal de Ovar, defendendo que esta iniciativa é uma aposta central da autarquia, que, todos os anos, tem trabalhado para inovar e aumentar a qualidade do evento, que conta já com notoriedade nacional e internacional.

Sem nunca mencionar o fim dos camarotes, lembrou “o Carnaval afirma Ovar como um Município com eventos culturais relevantes, assentes na identidade e na genuinidade das tradições e vivências e tem uma forte capacidade de atração de visitantes ao território, impactando diretamente a vida das pessoas e criando riqueza”.

A programação quer ser “ambiciosa e o objetivo é seguir a senda dos anos anteriores e continuar a crescer, ultrapassando os números expressivos do ano anterior”.

Com iniciativas ao ar livre, contudo, o tempo é sempre uma grande condicionante. “Se o S. Pedro ajudar, o objetivo é esgotar as lotações de todos os eventos”, antecipa o autarca.

Os lugares de bancada nos desfiles vão ser aumentados e serão 7204, mais 348 do que em 2024.

Botão Voltar ao Topo