Já pensou em fazer parte do cultivo do Arroz?

Há já alguns anos, a Câmara Municipal de Estarreja convida a comunidade a participar na iniciativa “Arroz com História: Tradição em Mãos” e assim acompanhar as várias fases de cultivo nos campos do Baixo Vouga Lagunar. Este sábado, dia 10, dá-se início a mais uma época da cultura do arroz com a sementeira. O ponto de encontro será no início do Percurso do Rio Jardim, junto à linha de caminho de ferro, em Canelas.
A produção de arroz em Estarreja está novamente aberta a todos os curiosos que pretendam experimentar as várias fases do cultivo. Desde a germinação da planta até ao bago cozinhado, há todo um ciclo com diversas etapas, como a sementeira, plantação, monda e colheita.
Com a orientação de produtores de arroz do concelho, arregace as mangas e entre nas terras férteis do Baixo Vouga Lagunar. Uma compilação de experiências únicas, que incluem a oferta de uma visita ao mais recente equipamento cultural da cidade de Estarreja, o museu Fábrica da História – Arroz, que lhe permitirá conhecer com detalhe a cultura do arroz, e toda a história e tradição que conduziu aos tempos atuais.
Com esta iniciativa, a autarquia estarrejense pretende preservar e valorizar a tradição do cultivo do arroz.
As várias fases da cultura do arroz e datas previstas das ações de participação:
. Sementeira, 10 maio | 9h30
. Plantação, 31 maio | 9h30
. Monda, 2 agosto | 9h30
. Colheita, 4 outubro | 9h30
. Prova, 8 novembro | 9h30
Locais: Campos de Canelas e Salreu