CulturaPrimeira Vista

25 de Abril com caricaturas, música e “Um princípio de Existência”

A União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã (UFO) preparou um programa comemorativo dos 40 anos do 25 de Abril. A jornada começa às 10h30 horas, nas instalações da Junta de Freguesia em Ovar, com a inauguração da exposição de caricaturas de Nuno Resende.
Às 11h30, procede-se ao lançamento do livro “Um princípio de Existência”, de António Magalhães, recentemente falecido.

O presidente da UFO, Bruno Oliveira, realça tratar-se da primeira vez que a nova União das Freguesias vai celebrar o 25 de Abril e logo pela passagem dos 40 anos. “Nunca é de mais lembrar que devemos a esta Revolução o acesso ao Ensino Público, Sistema Nacional de Saúde, Educação, entre outros”, frisou.

Nas restantes componentes do programa, o autarca recorda que “mais uma vez se privilegiam os autores locais”, realçando os trabalhos de Nuno Resende que integrarão a exposição que será inaugurada.
Amante do desenho, Nuno Resende tem-se dedicado, mais recentemente, à caricatura. Engenheiro de profissão, já assinou diversas exposições, nomeadamente em Ovar, Válega e Oliveira de Azeméis.

Segundo o autor, esta é uma mostra dos seus trabalhos, “maioritariamente, em formato digital”. É o próprio Nuno quem convida: “Não percam esta oportunidade de verem mais em pormenor muitas das caricaturas que já conhecem do Facebook”.

No que toca ao livro de António Magalhães, Bruno Oliveira mostra-se satisfeito por promover a sessão de lançamento que era um dos últimos desejos do autor.
“Um princípio de Existência” era, nas palavras do seu autor, se calhar, “um desatino, despropósito e desvario, (…) na altercação, na contenda e com influência na doença”.

Com 50 anos e a 4 dias do seu 51º aniversário, o diagnóstico ali estava e era muito claro: uma neoplasia pulmonar em fase muito adiantada. “Depois de ser contaminado pela mediocridade que a vida às vezes impõe”, António Magalhães encarava os diversos problemas da vida com “optimismo, garra e coragem”. Acreditou que ia vencer a doença até ao último segundo.

A cerimónia será abrilhantada por apontamentos musicais da escola “Instrumentos & Companhia”, de Arada.25 de Abril com caricaturas, música e “Um princípio de Existência”

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo